Home » » Elvis Presley - Arthur "Big Boy" Crudup

Elvis Presley - Arthur "Big Boy" Crudup

Quem compôs a primeira música que Elvis Presley gravou comercialmente foi Arthur "Big Boy" Crudup. E quem foi ele? Crudup foi um cantor, instrumentista e compositor negro nascido em Forest, Mississippi, bem no meio do Delta do famoso rio. Ele fez parte de uma longa linhagem de grandes músicos de Blues que eram muito comuns no Sul dos Estados Unidos. Como se sabe o Blues nasceu dos lamentos dos escravos e depois dos negros libertos que ganhavam a vida em condições muito duras nas plantações de algodão do sul americano. Como o violão era um instrumento barato e de fácil acesso logo se formou um grande número de músicos, profissionais ou não, que tocavam o bom e velho blues, seja em clubes noturnos, seja nas próprias ruas, sempre em busca de alguma contribuição de alguém que vinha passando.

No caso de Crudup ele tinha um diferencial pois além do Blues do Delta era também um grande admirador do gospel que era cantado nas igrejas negras pelo sul. Essa proximidade de dois ritmos diferentes iria ser bem marcante em suas composições, o que nos anos seguintes levaria à fusão de estilos que acabaria dando origem ao que hoje conhecemos como Rock´n´Roll. Arthur Crudup uniu as linhas de melodia do velho blues ao estilo dançante e vibrante do gospel negro, dando origem, até de forma inconsciente, em uma nova linguagem musical. Para completar o caldo o que mais era necessário? Ora, o country branco dos caipiras. E foi um caipira, Elvis Presley, que jogou o último ingrediente no caldeirão. O prato que saiu de tantas misturas nós já conhecemos muito bem.

Ao longo de sua vida Arthur Big Boy transitou ora pelo Blues mais visceral, ora pelo gospel dos grupos vocais fazendo parte inclusive do Harmonizing Four, um dos preferidos de Presley. Muitas biografias afirmam que Arthur Big Boy Crudup teve uma vida miserável e morreu pobre e esquecido. Isso é verdade apenas em termos. Ao longo da carreira o música assinou com grandes companhias, inclusive a RCA em que Elvis gravava seus discos e teve uma vida próspera no auge do sucesso. Após alguns problemas com um selo ocasionados por direitos autorais Arthur resolveu deixar o mundo da música de lado e voltou para a Virginia onde morreu em 1974. O lado positivo é que em vida foi homenageado e reconhecido. Elvis Presley gravou outras canções suas como "My Baby Left Me" e "So Glad You're Mine" e depois em agradecimento lhe presenteou com uma placa de ouro comemorativa de seu primeiro single, "That´s All Right (Mama)". Era o reconhecimento de Presley para com o velho músico negro que tanta contribuição deu para o mundo da música americana (e mundial).

Pablo Aluísio.

1 comentários:

Postagem em destaque

Elvis Presley - Snowbird

Elvis Presley - Snowbird (G. Mac Lellan) - O álbum "Elvis Country" começa com uma música que curiosamente não foi gravada nas s...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates