Home » » Elvis Presley - The Blue Moon Boys

Elvis Presley - The Blue Moon Boys

Elvis Presley - The Blue Moon Boys
Quando Elvis Presley apareceu para sua primeira audição na Sun Records ele chegou sozinho com seu violão. O produtor e dono da Sun Records, Sam Phillips, queria gravar uma música e sua secretária sugeriu que ele chamasse o "cara das costeletas" para um teste. Elvis então foi convidado para o estúdio para ver se ele interpretaria a música como Phillips queria. Não deu muito certo. A canção era muito careta para um jovem daqueles bancar o baladeiro meloso. Elvis era um garotão e não tinha o sentimento ideal para aquele tipo de melodia. Nesse ponto Sam poderia ter desistido de Elvis, afinal ele era só um chofer de caminhão anônimo em Memphis. Curiosamente não o fez. Por puro instinto, sexto sentido ou qualquer outra coisa Phillips teve a intuição de que Elvis poderia ser promissor. Ele perguntou a Presley se ele tinha uma banda ou alguns músicos que pudessem comparecer com ele em um novo dia na Sun. Elvis não tinha ninguém. Sem outra alternativa Sam resolveu ligar para dois músicos amigos seus para tocar com Elvis numa data que pretendia marcar. Eles eram Scotty Moore e Bill Black.

Muitos autores chamam essa primeira formação que tocou ao lado de Elvis de "The Blue Moon Boys". De fato em algumas ocasiões o trio chegou a usar esse nome mas na realidade eles não se viam assim. Eram apenas Elvis, Scotty e Bill, como aliás aparecia nos selos dos primeiros compactos de Elvis na Sun. Logo que se conheceram Elvis percebeu que se daria muito melhor com Bill Black. Ele era um sujeito bonachão, de sorriso fácil e gostava de uma boa piada sulista. Scotty por outro lado era fechado, taciturno e pouco extrovertido. Era calado e ficava o tempo todo na dele. Na realidade mal chegou a criar um laço de amizade com Elvis mesmo trabalhando ao seu lado por tantos anos. Como todo mundo sabe Presley gostava de um clima mais leve, geralmente contando casos engraçados ou fazendo gozações. Com Moore não havia muito espaço para esse tipo de coisa. Ele era mais velho do que Elvis e se mantinha numa postura mais profissional. Isso contrastava com o baixista gordinho da trupe. Bill Black era o mais velho do grupo, tinha quase 10 anos a mais que Elvis, mas não se comportava como tal. Ria com Presley e se divertia ao lado dele nos estúdios e quando caíam na estrada para fazer shows em cidades vizinhas.

Após alguns meses o baterista D.J. Fontana entrou para o grupo. Juntos gravaram praticamente todas as músicas que Elvis gravou na década de 1950. Presley estimava seus colegas músicos e os levou junto quando foi contratado pela RCA Victor. Além disso fez questão de levá-los também para Hollywood quando começou a fazer filmes. Apesar de ter sido leal o fato é que a estrela de Elvis começou a subir a um patamar que Scotty e Bill ficaram totalmente ofuscados. Seus nomes desapareceram dos discos e eles viraram coadjuvantes do superstar Elvis. Em 1958 Bill Black resolveu cair fora. Ele já vinha com projetos próprios e sentia que devia seguir seu caminho. Além disso tinha entrado em atrito com o empresário de Elvis, Tom Parker, por melhores ganhos. Com a saída de Black os Blue Moon Boys chegaram ao fim. Scotty Moore porém seguiu em frente tocando com Elvis em muitos de seus álbuns pela década de 60 afora. D.J. Fontana também se tornou um músico de estúdio dos mais presentes na sessões de Elvis nos anos seguintes. De fato com a saída de Black eles próprios nunca mais se viram como um grupo em si. Era apenas Elvis Presley e a banda que o acompanhava.

Alguns anos atrás o vocalista Bono do U2 afirmou numa entrevista que o som que Elvis, Scotty e Bill fizeram na Sun Records jamais será superado. Ele tem razão. Eram as pessoas certas no lugar certo na época exata! O trio e depois quarteto com violão, guitarra, baixo e bateria acabaria se tornando o padrão dos grupos de rock até os dias de hoje! Até os Beatles seguiram exatamente essa formação. E pensar que tudo começou meio por acaso numa pequena gravadora de Memphis...

Pablo Aluísio.

1 comentários:

  1. Elvis Presley - The Blue Moon Boys
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates