Home » » Elvis Presley - Sun Records Sessions 1954

Elvis Presley - Sun Records Sessions 1954

Elvis Presley - Sun Records Sessions 1954
As primeiras sessões profissionais de Elvis na Sun Records aconteceram em julho, agosto e setembro de 1954 respectivamente. Das quinze canções gravadas por Elvis nessas sessões o produtor Sam Phillips aproveitou apenas 4 que foram lançadas justamente em seus dois primeiros singles. O restante foi arquivada, sem maiores planos por parte de Phillips em um dia lança-las. Não deixa de ser curioso ainda mais se formos analisar o que Elvis deixou para trás nesses registros. Há preciosidades absolutas que não seriam desperdiçadas pela gravadora RCA quando Elvis foi trabalhar lá - levando consigo tudo o que havia gravado na Sun. As faixas I Love You Because, Blue Moon, I'll Never Let You Go e Just Because, por exemplo, iriam fazer parte do primeiro LP de Elvis no novo selo. E por qual razão Sam Phillips não as aproveitou ele próprio? Complicado chegar na resposta dessa pergunta. Provavelmente ele não achasse as gravações tecnicamente perfeitas (realmente não são) ou então não viu potencial comercial nelas naquele momento.

Mas além dessas que foram aproveitadas pela RCA existiram muitas outras que não tiveram destino nenhum e se perderam para sempre! Isso mesmo, estima-se que algo em torno de 60% de tudo que Elvis produziu na Sun se perdeu para sempre. Os motivos foram muitos - alguns registros foram apagados assim que gravados, outros foram pessimamente armazenados e se deterioraram ou então simplesmente se perdeu os tapes originais. Um exemplo é a faixa Satisfied que não chegou até os nossos dias. Além dela existem muitas e muitas músicas que foram ensaiadas na Sun, chegou-se a gravar um take considerado ideal mas depois não se sabe ao certo onde foram parar, se existem ainda ou se perderam para sempre. Por fim há casos curiosos de músicas que foram arquivadas por longos anos para depois surgirem sem mais nem menos na discografia de Elvis anos depois. É o caso de Tomorrow Night que ficou pegando poeira por 12 anos para depois ganhar um novo arranjo feito por Chet Atkins para ser lançada no disco "Elvis For Everyone" na década de 60. O que se tira de conclusão de tudo isso é que infelizmente muito material histórico foi perdido o que demonstra como foi rica a passagem de Elvis pela Sun Records.

Pablo Aluísio.

1 comentários:

  1. Elvis Presley - Sun Records Sessions 1954
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates