Home » » Feliz Aniversário Elvis!

Feliz Aniversário Elvis!

Elvis ao lado de sua mãe, Gladys.
Elvis Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935. De origem bastante humilde sempre celebrou seu aniversário ao lado da mãe, Gladys. Seu pai estava ausente a maior parte do tempo em sua infância pois havia sido preso ao tentar falsificar um cheque de uma quantia irrisória. Os primeiros aniversários assim foram passados ao lado de Gladys que mesmo sendo muito pobre jamais deixou o filho sem presentes, muitas vezes bem caros, acima inclusive do modesto orçamento familiar. Anos depois, com Vernon já em liberdade, Elvis fez um pedido inusitado em seu aniversário. Apesar de ser apenas um garotinho pediu de presente uma espingarda! Mãe super protetora, Gladys jamais daria algo assim de presente para Elvis, ainda mais sendo ele menor de idade. Ao invés de uma arma ela e Vernon resolveram lhe dar um violão! Era um presente bem mais de acordo com o recente talento musical mostrado pelo filho nas horas em que a família se reunia para ouvir o rádio da casa – o bem mais precioso daquele humilde lar. Sentando no chão, geralmente aos pés de sua mãe, Elvis acompanhava os cantores de música country e gospel que se apresentavam nos programas radiofônicos da região. Não havia televisão e o rádio era o grande responsável pelo entretenimento das famílias durante o anoitecer. Elvis conseguia imitar qualquer cantor e tinha uma bela voz que deixavam admirados vizinhos e amigos da família Presley. Ele estava a muitos anos distante da Sun Records mas já demonstrava muito talento ao cantar.

Depois que ficou adulto, rico e famoso, Elvis mostrou um lado muito interessante de sua personalidade durante seus aniversários. Ele adorava presentear as pessoas mais próximas mas ao mesmo tempo sentia-se acanhado e sem jeito quando recebia presentes, principalmente em seu dia, 8 de janeiro. Obviamente que a data era sempre um acontecimento dentro de seu círculo de amigos mas Elvis se mostrava bem tímido nessas ocasiões. Raramente deu festas de aniversário para si durante os longos anos em que morou em Graceland. Sempre preferia algo bem informal. Reunia as pessoas mais próximas e mandava comprar alguns sanduíches e refrigerantes em um boteco próximo. Nada de festas suntuosas e exageradas. Ele aliás odiava festas luxuosas. Preferia celebrar seu aniversário entre amigos e família, sem nenhum estranho por perto.

Outro fato curioso é que ele sempre preferia voltar para sua querida Memphis quando seu aniversário chegava. Raras foram as vezes em que ele celebrou mais um ano de vida longe de Graceland. Era seu refúgio e seu lar, o local mais amado pelo cantor. Isso levou Elvis a exigir de Tom Parker que a sua agenda sempre ficasse livre de compromissos no período que ia Natal até o dia de seu aniversário no começo de janeiro. Nada de gravações, de filmes ou apresentações durante esse período. E o Coronel Parker respeitou essa exigência de Elvis por longos anos.

Só na década de 70 Elvis quebraria essa tradição em sua vida profissional quando realizaria alguns concertos durante as festividades de ano novo. Nesse caso havia necessidade de colocar sua bagunçada vida financeira em dia e os shows de reveillon sempre pagavam cachês atrativos demais para serem recusados. Mesmo que um tanto a contragosto Elvis foi acima de tudo profissional e realizou esses shows.

O pior aconteceu mesmo quando finalmente chegou aos 40 anos de idade em 1975. Para surpresa de muitos Elvis ficou muito abalado ao completar essa idade. Confessou aos mais próximos que estava velho demais. Tinha receios de que não seria mais aceito pelos fãs depois dos 40. Afinal nunca tinha ouvido falar de alguém com essa idade ainda no pique da glória e da popularidade. Por essa razão esse foi seguramente seu pior aniversário. Cancelou compromissos e se trancou em seu quarto de Graceland. Ficou deprimido e procurou se isolar de tudo e todos. De certa forma previu o que isso significaria.

A data porém não passou em branco. No dia 8 os jornais de todos os EUA noticiaram o fato de que Elvis, o símbolo máximo da juventude americana, havia finalmente se tornado um “quarentão”! É realmente de se admirar hoje em dia que algo assim tenha deixado Elvis tão abatido. Atualmente os 40 anos não são mais vistos como sinal de idade avançada ou algo assim. Pessoas são plenamente produtivas aos 50, 60, até mesmo 70 anos e não faz muito sentido se sentir um velho aos 40 como Elvis se sentiu na década de 70. Os tempos porém são outros. De qualquer forma, embora tenha celebrado apenas 42 aniversários em sua curta vida, os fãs de Elvis jamais deixam passar essa tão importante data em branco, sempre relembrando o artista, alguns até mesmo celebrando com bolos e velinhas. Uma ironia do destino certamente. Mal sabia Elvis ao fazer 40 anos que isso de fato não significaria nada para um artista como ele, que é simplesmente imortal.

Feliz Aniversário Elvis!

Pablo Aluísio e Erick Steve.

4 comentários:

  1. Pois é amigo Pablo. Acabo de chegar hoje dia 08 de janeiro de 2013 da festa do aniversário do Elvis. Aqui em São Paulo há um local chamado Espaço Elvis Arts. Pense estar em uma casa noturna, com as paredes forradas de fotos de Elvis de todas as épocas, um palco, Elvis no telão, pessoas cantando no karaokelvis, bolo, parabéns e tudo mais. Cada fã levou um prato de guloseima e refrigerante. Foi muito bom. O aniversário de Elvis foi comemorado por nós hoje. Longa Vida ao Rei.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Baratta, muito bom saber que no Brasil já está virando uma tradição esse tipo de evento. Nos EUA isso já vem acontecendo há anos. Na realidade quem criou esse tipo de aniversário para celebridades mortas foram os fãs de James Dean na década de 50, uma idéia que logo foi adotada pelos fãs de Elvis após sua morte.

    Abraços,
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem! Adorei!
    Elvis viverá sempre ♥

    Parabéns Pablo, seu blog é show!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita e pelos elogios Simone. Continue acompanhando, estamos sempre trazendo textos novos sobre Elvis Presley todas as semanas. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates