Home » » Hard Headed Woman / Don't Ask Me Why

Hard Headed Woman / Don't Ask Me Why


É complicado entender porque a RCA resolveu lançar “Hard Headed Woman” como a principal música desse único single extraído da trilha sonora de “Balada Sangrenta”. É fato notório e conhecido que a música que tinha vocação natural para ser o single de sucesso do filme era “Trouble” (com “King Creole” ou até mesmo “As Long As I Have You” no lado B). Tanto isso é verdade que os dois compactos duplos que tinham justamente “Trouble” e “King Creole” como músicas principais acabaram se tornando grandes êxitos de vendas, chegando ao primeiro lugar nas paradas enquanto o single “Hard Headed Woman” não conseguia o mesmo sucesso, chegando apenas ao segundo lugar nas paradas. Singles (ou compactos simples como eram chamados no Brasil) eram produtos considerados essenciais para o sucesso ou fracasso de um projeto. Eram usados como “pontas de lança” no mercado, chegando inicialmente nas lojas para promover as demais músicas do álbum que viriam depois com o lançamento do chamado LP

Definitivamente “Hard Headed Woman” e nem “Don´t Ask Me Why” tinham essa força. Eram boas canções sim mas não a ponto de se destacaram ou virarem grandes hits. Já “Trouble” tinha letra bem escrita e uma perfomance marcante por parte de Elvis (tanto que foi utilizada novamente dez anos depois no NBC Special). Outra curiosidade que sempre me chamou a atenção sobre “Hard Headed Woman” é o fato de que no filme “Balada Sangrenta” ela é pessimamente utilizada em cena. Veja, Elvis canta praticamente todas as canções do álbum no filme mas “Hard Headed Woman” surge incompleta, timidamente, pela metade. A letra também não ajuda muito sendo bem vazia (e até ofensiva para as mulheres de uma maneira em geral). Assim não dá mesmo para entender porque ele foi alçada como música título desse compacto. Também implico com sua sonoridade que mistura rock com jazz com resultados bem abaixo do que ouvimos em “Trouble”, por exemplo. Enfim, em minha opinião o single foi mal pensado e mal composto. Mais um ponto negativo para ser debitado na conta da RCA Victor.

Hard Headed Woman (Claude Demetruis) - Well a hard headed woman, / a soft hearted man / been the cause of trouble / ever since the world began / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / Now Adam told to Eve, / "Listen here to me / don't you let me catch you / messin' round that apple tree." / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / Now Samson told Delilah / loud and clear / "Keep your cotton pickin' fingers / out my curly hair." / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / I heard about a king / who was doin' swell / till he started playing / with that evil Jezebel / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been a thorn in the side of man / I got a woman, / a head like a rock / If she ever went away / I'd cry around the clock / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / (Gladys Music, ASCAP) 1:53 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders, Hollywood.

Don't Ask Me Why (Wise - Weisman) - I'll go on loving you / Don't ask me why / Don't know what else to do / Don't ask me why / How sad my heart would be / If you should go / Though you're not good for me / I want you so / It's not the kind / Of love I dream about / But it's the kind / That I can't live without / You're all I'm longing for / Don't say good-bye / I need you more and more / Don't ask me why / I need you more and more / Don't ask me why / (Gladys Music / Erika Publishing, ASCAP) 2:06 - Data de gravação: 16 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:

    Por tudo ue você entende de Elvis, me perdoe o que vou lhe falar, mas você desta vez errou feio. Eu sou músico e Hard Head Woman só é superado como musica que significa rock verdadeiro por Jailhouse Rock; isso, bem entendido, quando falamos de Rock, com todo o peso que essa palavra significa.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa se desculpar Serge, arte é assim mesmo, desperta reações diferentes em cada pessoa. Eu pessoalmente realmente não acho uma grande canção mas é apenas minha opinião, opiniões diferentes são não apenas normais mas muito bem-vindas também. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates