Home » » FTD Elvis Presley Flashback

FTD Elvis Presley Flashback

Já que estamos encerrando nossa análise dos anos 50 em nosso blog vamos tecer alguns breves comentários sobre mais esse CD do selo FTD que tem como foco principal justamente a carreira de Elvis Presley nos anos 50. Ernst Jorgensen, o produtor responsável pelos títulos Follow That Dream, não se limitou durante todos esses anos a apenas colocar no mercado edições especiais de álbuns clássicos de Elvis mas também shows ao vivo e coletâneas de takes alternativos, categoria a que pertence esse “Flashback”. A proposta é muito boa uma vez que dá opção ao fã de Elvis em adquirir um produto mais genérico, sem tanto rigor especifico como acontece nas edições de discos oficiais. Aqui temos um CD enfocando os trinta primeiros meses da carreira de Elvis (de janeiro de 1956 até junho de 1958). Para muitos estudiosos da obra de Elvis, esta é a época de ouro da carreira do Rei do Rock. Na seleção, muitas gravações inéditas, todas com excelente qualidade de som. O CD foi lançado no dia 20 de maio de 2004 nos Estados Unidos, e chegou em edição de luxo, acompanhada de um livro com mais de 170 páginas, com excelentes fotos de Presley nesse período de sua vida artística.

Na seleção musical eu pincelo alguns bons momentos, entre eles as canções que foram gravadas em Nova Iorque logo nas primeiras sessões de Elvis na RCA. Acompanhar o cantor tentando chegar no tom certo das músicas é sempre um prazer renovado. Particularmente gosto bastante dos takes alternativos das músicas que fizeram parte do disco “Elvis” (1956). Aliás não entendo porque até o momento esse álbum não ganhou ainda seu próprio título dentro do selo FTD. Nesse aspecto o destaque vai para os três takes do excelente rock de Little Richard, “Rp It Up”. Melhores do que a versão do cantor original. Outra gravação que merece menção é “Ain't That Loving You Baby”, o maior exemplo de take alternativo que se torna melhor do que a versão oficial, que diga-se de passagem não tem pique nem embalo. A melhor versão dessa canção que já ouvi até hoje foi lançada no álbum “Reconsider Baby” de 1985 (lançado em vinil no Brasil). Caso parecido ocorre com “Treat Me Nice” cuja melhor versão é aquela que ouvimos no filme, uma vez que a que saiu no single foi produzida além do necessário, tirando parte de seu charme cru. Infelizmente poucos takes alternativos chegaram até nós da maravilhosa “Blueberry Hill”, uma pena pois é uma releitura fantástica de Elvis para o hit de Fats Domino. Em suma é isso. Caso você esteja em busca de uma coletânea de takes alternativos da década de 50 “Flashback” sem dúvida é a melhor opção. Além disso você levará para casa um excelente material impresso dos anos em que Elvis Presley foi o legitimo e verdadeiro Rei do Rock.

FTD Elvis Presley Flashback (2004)
1. Heartbreak Hotel - take 5 (1. part), 4 (2. part)
2. Money Honey - take 10 intro only
3. I'm Counting On You - takes 1,2, unknown take
4. I Was The One - take 7 unedited
5. Lawdy, Miss Clawdy - takes 11,12
6. Shake, Rattle And Roll - takes 3,5,6,7
7. I Want You, I Need You, I Love You - take 3
8.  Rp It Up - takes 10,11,12,16
9. Loving You (slow) - takes 2,3
10. I Need Your Love Tonight - takes 12,13
11. A Big Hunk O Love - take 2
12. Ain't That Loving You Baby - take 8 - fast fade on Elvis laughing
13. A Fool Such As I - takes 4,5
14. I Got Stung - takes 4-8 The BINAURAL Outtakes
15. That's When Your Heartaches Begin - take 1
16. It Is No Secret - take 5
17. Blueberry Hill - take 3
18. Have I Told You Lately That I Love You - takes 6,7
19. Is It So Strange - takes 8,9
20. Loving You (main title version) - take 6
21. Loving You (main title version) - take 12
22. Treat Me Nice (1st version) - takes 1,2,3
23. Young And Beautiful - take 6
24. I Want To Be Free - take 11
25. Don't Leave Me Now - takes 7,8

Pablo Aluísio.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis Presley - The Next Step Is Love

The Next Step Is Love (Evans / Barnes) - Quando Elvis resolveu retomar o rumo de sua carreira e deixar Hollywood para trás ele procurou e...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates