Home » » Discografia Brasileira - Elvis Presley 1960

Discografia Brasileira - Elvis Presley 1960

De uma maneira em geral os discos e singles de Elvis Presley continuaram a chegar com atraso em nosso país. Na nova década havia um clima de otimismo em relação ao futuro mas nossa indústria ainda era muito rudimentar e o país, no que diz respeito a produtos estrangeiros, continuava bem atrasado. O fã brasileiro de Elvis Presley na época tinha acesso aos lançamentos mais recentes basicamente através dos singles (compactos simples) que sendo bem mais baratos em sua produção chegavam mais rapidamente nas mãos do consumidor nacional. Já em relação aos álbuns a coisa ficava mais complicada. "Elvis is Back", por exemplo, chegou nas lojas do país sete meses depois de seu lançamento nos EUA. Elvis já estava de volta do exército há meses quando finalmente a edição nacional foi lançada. Por falar em lançamentos atrasados o ano de 1960 foi mais do que bagunçado em se tratando da discografia de Elvis. Nesse ano não foi lançada a trilha sonora de "G.I.Blues", embora o filme tenha chegado aos nossos cinemas poucos meses depois de ser lançado nos EUA. A trilha em LP só chegaria aos brasileiros em 1961 e mesmo assim incompleto, com faixas ausentes. A única boa notícia foi que a RCA finalmente começou a colocar no mercado discos em 45 RPM, pois o formato 78 RPM já estava ficando obsoleto, até mesmo no Brasil.

Mas os problemas continuavam. "His Hand in Mine" foi ignorado por aqui. Nem sequer foi lançado. O disco religioso esperou décadas para finalmente ganhar sua edição nacional (já em plenos anos 90!). A explicação da RCA Brasil foi a de que praticamente não havia protestantes no Brasil naquela época - uma justificativa bem estúpida, uma vez que o fã de Elvis não estava preocupado com isso e além do mais o álbum poderia ser ouvido sem problemas por qualquer linha cristã e não apenas evangélica. Mesmo assim por ser, segundo os diretores da RCA, "um disco que só interessaria a crentes!" o LP foi deixado de lado. Se dois dos três álbuns de Elvis não foram lançados no Brasil em 1960 o que afinal sobrou aos fãs brasileiros? Bom, seguindo a linha de atraso o "Elvis Golden Records 2" foi finalmente lançado. "A Data With Elvis" idem! E no fim do ano, atendendo a pedidos, a gravadora finalmente colocou no mercado o "Elvis Christmas Album", exatamente três anos depois de seu lançamento nos EUA. A edição luxuosa cheia de encartes do original americano foi deixada de lado. Trocaram a capa e fizeram uma edição bem mais simples e barata. Em termos de compactos a RCA nacional lançou três compactos no mercado em 1960: "It´s Now or Never" (que fez muito sucesso nas rádios de Rio e São Paulo), "Stuck on You" e "Are You Lonesome Tonight?" (esses dois últimos em material padrão da RCA, em edições fracas, papel de segunda linha, sem qualquer luxo ou refinamento), todos lançados com relativa rapidez. Enfim, as coisas ainda iam muito mal mas pelo menos grande parte do material referente a Elvis acabava chegando aos fãs brasileiros, de uma maneira ou outra.

Pablo Aluísio.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates