Home » » Coração Rebelde

Coração Rebelde

Glenn Tyler (Elvis Presley) é um jovem problemático. De temperamento explosivo ele sempre está se metendo em alguma confusão. Bom de briga, beberrão e violento, é o tipo de sujeito que não pensa duas vezes antes de se envolver em novos problemas. Após agredir violentamente um homem em um rancho ele finalmente vai parar no tribunal acusado de agressão. Para não ir para a cadeia o juiz determina que ele fique sob custódia de seu tio Rolfe (William Mims), já que seus pais estão mortos. A nova vida não parece muito promissora. Seu tio o coloca para trabalhar em sua pequena farmácia de elixir, com um salário irrisório. Além disso logo se cria uma tensão sexual entre Glenn e sua prima, Noreen Braxton (Tuesday Weld), uma garota desajustada, mãe adolescente que foi abandonada pelo marido com um pequeno bebê para criar. A única boa notícia em sua vida é o namoro que Glenn mantém com a doce Betty Lee Parsons (Millie Perkins). O problema é que os pais dela o odeiam por causa de seu passado tumultuado e cheio de conflitos com a lei. Para não ser preso Glenn ainda tem que passar por várias sessões de terapia com a Dra. Irene Sperry (Hope Lange) que o encoraja a voltar aos estudos o mais rapidamente possível uma vez que ele demonstra ter grande aptidão para escrever. Glenn porém se sente muito confuso em relação a Irene e logo se descobre perdidamente apaixonado por ela, apesar da diferença de idade entre eles. O improvável relacionamento acabará trazendo graves consequências para todos os envolvidos.

Como se pode perceber "Coração Rebelde" é um dramalhão. De certa forma foi o mais próximo que Elvis conseguiu chegar de seu grande ídolo do cinema, o rebelde James Dean. Seu personagem é um sujeito amargurado, hostil, com muita raiva reprimida que ele direciona de forma violenta a qualquer um que lhe cruze o caminho.  Glenn Tyler foi certamente o papel mais complexo que Elvis interpretou em sua carreira. Há longos diálogos, até alguns monólogos, onde Presley tenta transmitir alguma profundidade em seu trabalho como ator. A verdade porém é que Elvis não tinha a experiência e o preparo adequados para interpretar um personagem como esse. Ele não se sai completamente mal em cena mas de fato deixa a desejar em certas passagens, principalmente nas mais dramáticas (e como se trata de um drama são muitas as cenas nesse estilo). Curiosamente quem se sai bem melhor é a jovem atriz Tuesday Weld que interpreta sua prima no filme. Já Hope Lange apresenta um trabalho muito pesado, pouco sutil. Agora de bom mesmo "Coração Rebelde" apresenta uma bela produção, muito sofisticada e bem feita, com ótimos cenários, além de um roteiro realmente bem escrito, embora prejudicado em certos momentos, justamente naqueles em que Elvis surge em cena cantando (algo que soa completamente fora da característica do restante do roteiro). Por falar em músicas o cantor apresenta apenas três faixas (além da canção título que abre e fecha o filme). Nada marcante, nem muito inspirador. O filme ganharia muito sem as canções que soam bastante gratuitas e forçadas. No final das contas "Coração Rebelde" se destaca mesmo por sua carga de dramaticidade e pelo esforço de Elvis em ser levado à sério como ator. O Coronel Parker iludiu o cantor dizendo que ele venceria o Oscar por esse trabalho o que convenhamos era um absurdo completo. Obviamente a interpretação de Elvis não foi excepcional a esse ponto mas também temos que reconhecer que ficou longe, bem longe, de ser um desastre. Ao terminar de assistir ficamos com a dúvida: até onde Elvis iria se tivesse realmente tido uma chance de se desenvolver como ator dramático? Bom, essa resposta jamais saberemos.


 
Coração Rebelde (Wild in the Country, EUA, 1961) Direção: Philip Dunne / Roteiro: Clifford Odets, baseado na obra de J.R. Salamanca / Elenco: Elvis Presley, Hope Lange, Tuesday Weld,  Millie Perkins, John Ireland, Gary Lockwood, William Mims / Sinopse: Jovem rebelde (Presley) acaba escapando da prisão sob condicional. Ele terá que passar por sessões de terapia com uma psicóloga (Lange). Ao mesmo tempo precisa se decidir entre ficar com sua prima desajustada (Weld) ou sua namoradinha dos velhos tempos (Perkins).

Pablo Aluísio e Erick Steve.

1 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates