Home » » FTD Girls! Girls! Girls!

FTD Girls! Girls! Girls!

Como já tive a oportunidade de dizer várias vezes essa nunca figurou entre minhas trilhas sonoras preferidas de Elvis. Mesmo assim para um admirador do cantor um título como esse FTD acaba sendo muito interessante. Como se sabe algumas canções gravadas para o filme foram cortadas da trilha pois a RCA achou que já havia músicas demais no álbum. Bobagem, afinal que diferença faria colocar mais três faixas no LP? Além disso as músicas estavam bem gravadas e não havia sentido nenhum no corte - algumas delas inclusive eram bem melhores do que algumas que ficaram no disco oficial. "Plantation Rock" foi a primeira a cair fora da trilha. Para alguns a razão teria sido o próprio nome da canção. Como se sabe "Plantation" era o nome do sistema de produção que imperava nas plantações do sul dos Estados Unidos no século XIX. E como se sabe também a mão de obra era escrava nessa época. Assim para evitar um mal entendido (ainda mais em 1962 quando a luta pelos direitos civis estava na ordem do dia) os executivos decidiram que era melhor evitar maiores problemas com o movimento negro. "Plantation Rock" foi dessa forma definitivamente arquivada.

Já "Mama" foi cortada por diversos motivos. Houve alguns problemas em relação aos direitos autorais da canção e com o prazo de lançamento da trilha chegando ao fim não houve tempo suficiente para resolver os problemas legais para a faixa estar no álbum, a solução foi que ela também ficou fora do disco oficial da época. No filme há inclusive uma cena especialmente escrita para Elvis apresentar "Mama" mas ele não o faz - e ela surge apenas timidamente como música incidental. De uma forma ou outra foi a primeira a surgir na discografia de Elvis ainda na década de 1980 para deleite dos fãs que estavam em busca de algo inédito do cantor. "Dainty Little Moonbeams / Girls! Girls! Girls!" foi um medley gravado por Elvis para aparecer apenas no filme, durante a cena final, onde ele canta e dança twist ao lado de várias bailarinas (inclusive algumas representando as mulheres brasileiras). É aquele tipo de sonoridade que só funciona mesmo na tela grande, pois em disco soa esquisita, por causa de sua linha de melodia pouco convencional. Por último quero dizer que no lançamento do título houve muita reclamação por parte de certos fãs por causa do excesso de versões de "Mama" na seleção musical. Realmente no final da audição ficamos um pouco saturados da música mas pensando bem é melhor pecar por excesso do que por omissão. Olhando sob esse ponto de vista o CD é realmente muito interessante para os admiradores de Elvis Presley, apesar de tudo.

FTD Girls! Girls! Girls!
Girls! Girls! Girls!
I Don't Wanna Be Tied
Where Do You Come From
I Don't Want To
We'll Be Together
A Boy Like Me, A Girl Like You
Earth Boy
Return To Sender
Because Of Love
Thanks To The Rolling Sea
Song Of The Shrimp
The Walls Have Ears
We're Coming In Loaded
Mama
Plantation Rock
Dainty Little Moonbeams / Girls! Girls! Girls!
A Boy Like Me, A Girl Like You (takes 1, 2)
Mama (takes 1, 2, 3, 4)
Thanks To The Rolling Sea (take 3)
Where Do You Come From (take 13)
Earth Boy (movie splice 2/4)
We'll Be Together (takes 8, 10)
Mama (takes 5, 6, 7, 8)
I Don't Wanna Be Tied (takes 10, 8)
A Boy Like Me, A Girl Like You (takes 3, 4)
Thanks To The Rolling Sea (take 10)
Plantation Rock (take 17 & insert)
Mama (take 9)
Mama (The Amigos)
Mama (instrumental)
Mama (album version)

Pablo Aluísio.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates