Home » » Elvis Golden Records Vol. 03

Elvis Golden Records Vol. 03

Este disco reúne os principais sucessos de Elvis Presley lançados em singles na primeira metade dos anos 60. Aqui são reunidas as principais músicas de Presley no período logo após sua saída do exército norte americano. O que se nota é uma mudança no estilo musical de Presley que substituiu o Rock'n'Roll puro dos anos 50 por um som mais Pop com arranjos glamourizados e de influências européias, vide as italianas "It's Now or Never" e "Surrender". Apesar desta mudança de rumo o que se pode notar é que Elvis continuava a ditar e comandar os arranjos de suas músicas. Presley foi criticado por esta mudança, porém seus singles se tornaram novamente os líderes do "Hit Parade" Mundial o que de certa forma avalizou este novo rumo artístico. Este novo caminho seguido por Elvis foi consolidado com o crescente número de filmes estrelados por ele nos anos 60. De qualquer forma este LP traçou o estilo adotado por Presley durante os anos seguintes. Estas são as canções do LP "Elvis Golden Records vol.3" (LSP 2765) :

IT'S NOW OR NEVER (Schroder / Gold) - Versão em língua inglesa para a conhecida canção italiana "O Sole Mio" (que fez parte da trilha da novela "Terra Nostra"). "O Sole Mio" foi gravada por inúmeros artistas ao longo da história, sendo que em 1899 ela ganhou o festival Napolitano Piedigrota, considerado um dos mais importantes da Europa. A Primeira versão em língua inglesa foi gravada por Tony Martin em 1949 com o título de "There's no Tomorrow". Em 1960 Elvis Presley gravou sua versão que se tornou um de seus maiores sucessos alcançando o primeiro lugar em Agosto de 1960.

STUCK ON YOU (Schroder / McFarland) - Canção título do primeiro single lançado por Elvis após seu retorno aos Estados Unidos em 1960. Elvis a apresentou no especial de TV "welcome Home Elvis" apresentado por Frank Sinatra, mais conhecido como "the voice". Na ocasião Presley fez um dueto com Mr.Sinatra no medley "Witchcraft / Love Me Tender". Interessante salientar que nos anos 50 Sinatra afirmara "O Rock'n'Roll é um ritmo cantado e escutado por cretinos". Bem, Sinatra nunca foi conhecido por sua eloqüência mesmo, mas pelo talento dele a gente perdoa

FAME AND FORTUNE (Wise / Weisman) - Música que foi apresentado na TV norte americana no especial apresentado por Frank Sinatra chamado "Welcome Home Elvis" em homenagem ao retorno de Presley aos Estados Unidos depois dele servir o exército na Alemanha Ocidental. Nesta ocasião Elvis exibiu seu famoso Topete de 15 centímetros com muita brilhantina numa imagem que ficou consagrada como símbolo dos anos 50 e 60. "Fame and Fortune" foi lançada como lado B do single "Stuck on You" em 1960.

I GOTTA KNOW (Evans / Williams) - Canção que fez parte do lado B do single "Are you Lonesome Tonight?". É o que se pode chamar de "pop de Elvis dos anos 60". Foi feita uma versão por Roberto Carlos nos tempos da Jovem guarda quando a carreira do Rei da música Brasileira era voltada mais para o público jovem. Elvis Presley gravou "I Gotta Know" no dia 4 de Abril de 1960 nos estúdios B da RCA em Nashville.

SURRENDER (Pomus / Schuman) - Outra versão de uma canção italiana vencedora do Festival Napolitano de Piedigrotta no ano de 1909. "Torna a Sorriento", seu título original, foi gravada pelo cantor Mario Lanza em 1951 pela RCA. Presley era grande Fã de Lanza o que justifica a gravação desta música. Assim como aconteceu com "It's Now or Never" esta canção se tornou líder das paradas quando foi lançada em Fevereiro de 1962. Elvis aqui esbanja seu poderio vocal numa interpretação que deixaria o velho Lanza orgulhoso.

I FEEL SO BAD (Chuck Willis) - Elvis Presley em ritmo Blues. Aqui ele conta com a importante contribuição de seu saxofonista titular Boots Randolph. "Blues" é um ritmo inventado pelos escravos negros americanos nas grandes plantações de algodão do sul dos EEUU. Elvis era um garoto do Mississippi o que explica sua intimidade com este ritmo que ele ouvia no rádio desde criança.

ARE YOU LONESOME TONIGHT ? (Turk / Handman) - Outra versão de Presley para uma música do início do século XX. "Are you Lonesome Tonight ?" foi grande sucesso na era do cinema mudo com o cantor Al Jolson (Que iria estrelar o primeiro filme falado da história "O Cantor de Jazz") em 1926. Em 1959 surgiria outra versão com Jaye P. Morgan pela própria RCA. Finalmente a versão de Presley foi gravada no dia 4 de Abril de 1960 e lançada em Novembro do mesmo ano se tornando mais uma música de "the pelvis" a atingir o Primeiro lugar entre os mais vendidos.

(MARIE'S THE NAME) HIS LATEST FLAME (Pomus / Schuman) - Priscilla Presley relata em seu livro "Elvis & Eu" (Elvis and Me, Ed. Rocco, 1985) que pensou seriamente que Elvis estava envolvido com uma garota chamada "Marie" quando esta canção foi lançada. Isto reflete bem o pensamento juvenil da garota de 14 anos que se apaixonou por Presley em 1958 e que iria se casar com ele em 1967. Priscilla, que era filha de um oficial da Força Aérea, conheceu Elvis quando ele servia o exército Americano na Alemanha. Foi uma paixão avassaladora entre ambos, tanto que Elvis nunca iria se recuperar de seu divórcio em 1973 quando Priscilla o abandonou.

LITTLE SISTER (Pomus / Schuman) - Música lançada como lado B do single "His Latest Flame" em agosto de 1961. A letra é bem fraquinha, porém o ritmo é ótimo principalmente pela aula de guitarra de Scotty Moore. Elvis no filme de 1970 "That's The Way It Is" (Elvis é assim, 1970) apresenta esta música em um ensaio com sua banda, nada levado à sério mas que serve para animar o ambiente durante as gravações.

GOOD LUCK CHARM (Schroder / Gold) - Esta canção foi a última de Elvis até "Suspicious Minds" a alcançar o primeiro lugar entre os singles mais vendidos da parada americana. Isto reflete de certa forma a dificuldade no qual Elvis iria passar até 1969 quando ele voltaria de novo ao topo. Entre as causas desta "maré baixa" enfrentada por Elvis estavam a má qualidade de suas trilhas de filmes aliados à crescente concorrência da invasão britânica (Beatles e Rolling Stones).

ANYTHING THAT'S PART OF YOU (Robertson) - Uma das mais belas músicas de Don Robertson interpretadas por Presley nos anos 60. Robertson era mesmo um craque em músicas românticas, pena que esta foi de certa forma desperdiçada como Lado B do single "Good Luck Charm" em fevereiro de 1962. De certa forma este LP a coloca no lugar que merece, ou seja, entre as "gravações douradas de Elvis".

SHE'S NOT YOU (Pomus / Stoller / Leiber) - Uma rara parceria entre Leiber & Stoller e o compositor Pomus. O Resultado infelizmente não fez jus ao talento das partes envolvidas. Esta é uma canção de Presley que envelheceu o que de certa forma não aconteceu com a maioria das canções de Elvis. Ela foi lançada em Agosto de 1962 com "Just tell Her Jim Said Hello" no lado B.

Ficha Técnica: Elvis Presley (voz, violão e guitarra) / Scotty Moore (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Hank Garland (baixo elétrico) / D.J.Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Boots Randolph (sax) / Charlie Hodge (vocais) / The Jordanaires (vocais) / Produzido por Steve Sholes e Chet Atkins / Arranjado por Steve Sholes e Chet Atkins / Gravado no RCA's Studio B, Nashville / Data de Gravação: 20 e 21 de março e 3 e 4 de abril de 1960, 25 e 26 de junho de 1961, 15 e 16 de outubro de 1961, 18 e 19 de março de 1962 e 26 e 28 de maio de 1963 / Data de Lançamento: agosto de 1963 / Melhor posição nas charts: #3 (EUA) e #6 (UK).

Pablo Aluísio.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates