Home » » Graceland relembra os 60 anos do primeiro single de Elvis em nova exposição.

Graceland relembra os 60 anos do primeiro single de Elvis em nova exposição.

Memphis, Tennessee - O telegrama enviado por Elvis Presley para seus pais em novembro 1954 dá um vislumbre das prioridades do jovem cantor e de como ele começou o que iria se tornar a carreira do maior ícone da história do rock 'n ' roll, um fenômeno cultural sem precedentes até então.

"Oi bebês", diz o telegrama, enviado a partir de Houston por Presley para seus pais, Vernon e Gladys, que estavam em Memphis. "Aqui está o dinheiro para pagar as contas. Não diga a ninguém o quanto eu mandei. Vou enviar mais na próxima semana. Há um cartão pelo correio. Amor, Elvis."

A nota está sendo exibida em uma exposição em Graceland, Memphis, antigo lar de Elvis Presley, que hoje serve como um museu e atração turística. A exposição, que abriu segunda-feira, comemora os 60 anos desde que Presley gravou seu primeiro disco, "That´s All Right (Mama)", no pequeno Sun Studio, em Julho de 1954. A canção foi levada no mesmo dia pelo próprio produtor Sam Phillips a uma rádio de um amigo e muitos acreditam que seu lançamento marcou o nascimento de um novo estilo de música que viria a ser conhecida como Rock 'n ' Roll.

Existem outras teorias sobre a criação do Rock 'n ' Roll, como a de que nasceu a partir de uma mistura verdadeiramente americana de estilos como o country, blues, jazz e gospel. Mas aos olhos de Priscilla Presley - ex-mulher de Elvis - o rock nasceu mesmo desse momento decisivo na vida de Elvis, quando ele, apenas um jovem tímido de apenas 19 anos de idade, resolveu procurar por "algo diferente". O novo som surpreendeu o experiente Sam Phillips que ao abrir a cabine de gravação disse a Elvis e sua banda: "Nossa, isso é bem diferente mas está muito bom mesmo!".

Não foi fácil para Elvis estacionar o caminhão que dirigia para a companhia elétrica de Memphis para entrar na Sun Records. Priscilla explica: "Elvis pensou em ir ali gravar um disquinho durante muito tempo. Mas ele era muito tímido e precisou reunir coragem para entrar lá, naquele lugar, e falar com Sam Phillips para gravar um acetato para dar de presente para a mãe, isso não seria algo que ele teria feito sem pensar muito antes. Eu acho que ele levou um pouco de tempo para reunir a coragem necessária".

Elvis Presley nasceu em Tupelo, Mississipi, no dia 8 de janeiro de 1935. Ele se mudou para Memphis com seus pais quando ainda era adolescente e fez da cidade seu lar definitivo. Ele viveu em Graceland até sua morte aos 42 anos em 16 de agosto de 1977.

Elvis e Priscilla se conheceram em 1959, e sua primeira visita a Graceland só aconteceria em 1962. Eles se casaram em 1967 e se divorciaram em 1973.

A casa abriu como museu em junho de 1982. Hoje é um complexo maior, formado não apenas pela mansão de Presley mas também pelas lojas de presentes e restaurantes e pelos dois aviões de propriedade de Presley que ficam em exposição o ano inteiro. Graceland é a maior atração turística de Memphis e atrai mais de 500.000 visitantes por ano.

A exposição temporária que está em cartaz atualmente se situa em uma sala ao lado da casa chamada de "anexo". Os visitantes pagam um bilhete VIP (que custa cerca de US$ 70,00) para conhecer toda a exposição em cerca de 15 a 20 minutos. Ela detalha a trajetória da carreira de Presley através de suas canções de sucesso, como "Heartbreak Hotel", ''Jailhouse Rock" e "Suspicious Minds".

É também a primeira nova exposição desde que um novo grupo financeiro comprou a propriedade intelectual dos direitos sobre a marca Elvis Presley em novembro último. Também marca a primeira parceria entre empresários locais e a empresa que agora controla os direitos de Elvis. Priscilla e Lisa Marie ainda continuam proprietárias da mansão Graceland e dos itens pessoais do cantor que são guardados e expostos no local.

Além do raro telegrama enviado por Elvis a seus pais a nova exposição ainda mostra diferentes roupas usadas por Presley em suas turnês pelos anos 70 e um órgão, um instrumento musical que estava há muito tempo precisando de reparos e que Elvis havia levado para sua casa na Califórnia. Também o visitante verá um cópia original do primeiro single de Elvis e um contrato original assinado por Elvis quando ele foi contratado pela poderosa gravadora RCA Victor.

Priscilla Presley relembra que seu ex-marido sempre falava da gratidão que tinha para com Marion Keisker, secretária da Sun Records, que havia insistido com Sam Phillips para que ele lhe desse uma oportunidade de gravação.

"O momento era ideal e sob orientação de Sam a coisa funcionou" - relembra Priscilla - "Elvis estava muito nervoso naquele dia com medo de colocar tudo a perder mas no final das contas deu tudo certo. Foi naquele dia também que ele ouviu pela primeira vez sua voz no rádio, na estação local de Memphis".

Elvis Presley também estava muito receoso sobre a reação dos ouvintes ao ouvir aquele seu novo som no rádio. Ainda bem que contou com o apoio do popular DJ Dewey Phillips que não parava de elogiar Elvis em seu programa "Red, Hot and Blue" da estação WHBQ.

"Elvis era muito tímido por natureza - eu não sei se todos vocês sabiam disso. Eu pelo menos sabia com certeza" explica Priscilla.

Priscilla também relembra que Elvis não gostava de se gabar por ter dinheiro, riqueza e fama. Para ela aquela sua imagem no palco, com roupas chamativas, apenas fazia parte de seu número mas não era parte de sua personalidade.

No fim, fica a pergunta: "Afinal qual era a quantia que Elvis estava enviando a seus pais naquele dia distante do começo de sua carreira"?

Priscilla Presley dá de ombros e responde com bom humor: "Eu não tenho a menor ideia. O suficiente para pagar as contas, vamos colocar dessa maneira!" - responde rindo bastante.

Fonte: AP.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates