Home » » FTD Harum Scarum

FTD Harum Scarum

Então chegamos em mais um título desse selo FTD (Follow That Dream). Como já disse várias vezes a trilha sonora dessa projeto é imensamente superior às qualidades cinematográficas do filme, que verdadeiramente é um horror (no sentido ruim da palavra mesmo). Pois bem, levando em frente o objetivo de trazer um FTD para cada álbum lançado por Elvis em sua carreira, os produtores resgataram um grande número de gravações que permaneciam inéditas nos arquivos da RCA. No total são doze registros que chegaram pela primeira vez ao mercado - um bom número se comparado com outros CDs dessa série. Como acontece com todos os FTDs de álbuns clássicos podemos separar as canções em dois lotes principais. No primeiro temos as faixas oficiais que fizeram parte do álbum original lançado na época. Em relação a essas gravações repito: não ficaram muito bem tratadas. Se o fã quiser ter acesso ao melhor tratamento sonoro desse tipo de trilha deve procurar por outra série da RCA lançada nos anos 90 chamada "Double Features". Em termos de CD não há nada melhor do que aquela sonoridade que é um primor. Não sei a razão mas as faixas das trilhas dos anos 60 que foram lançadas pelo selo FTD de uma maneira em geral (existem exceções obviamente) soam metalizadas e sem vida. Isso não acontece na linha "Double Features" onde as músicas tem mais profundidade e melhor balanceamento.

Dito isso vamos agora para a segunda parte do CD (e a mais importante). Aqui se encontram os takes alternativos, os takes da sessão que foram descartadas por um motivo ou outro, mas que felizmente sobreviveram. Duas faixas já tinham sido lançadas antes no mercado. A faixa 12, o take 7 da canção "My Desert Serenade", já fora lançada anteriormente no box "Today, Tomorrow And Forever". Essa caixa é simplesmente genial e muito diversificada, se ainda não conhece corra para adquirir. Já os dois takes (de números 1 e 2) de "Hey Little Girl" também já tinham feito parte da seleção de outro FTD, denominado "Out In Hollywood". Esse é um FTD mais genérico, com faixas de vários filmes, que merece uma audição por sua bela qualidade sonora - além de uma bonita capa, fruto de caprichada direção de arte. Pronto, a partir daí o ouvinte é presenteado aqui no FTD "Harum Scarum" apenas com gravações inéditas, algumas em excelente estado do ponto de vista sonoro e outras mais ou menos. No geral muitos desses takes foram descartados por falhas mínimas de Elvis (uma nota fora do tom aqui, outro verso cantado no momento errado acolá, etc). Elvis até se mostra mais sóbrio do que em outras gravações de trilhas sonoras o que confirma o fato dele ter levado bem à sério esse projeto (antes de cair na real durante as filmagens onde finalmente descobriu o abacaxi que o filme iria virar). A qualidade dessa segunda parte do CD é muito boa e para completar a coleção o CD se torna item essencial. Aproveite!

FTD Harum Scarum
1. Harem Holiday
2. My Desert Serenade
3. Go East Young Man
4. Mirage
5. Kismet
6. Shake That Tambourine
7. Hey Little Girl
8. Golden Coins
9. So Close, Yet So Far (From Paradise)
10. Animal Instinct
11. Wisdom Of The Ages
12. My Desert Serenade (Take 7)
13. Hey Little Girl (Takes 1, 2)
14. Shake That Tambourine (Takes 7, 8)
15. Golden Coins (Takes 3, 4)
16. Kismet (Takes 1, 2)
17. Animal Instinct (Takes 1, 3, 4)
18. So Close, Yet So Far (From Paradise) (Take 1)
19. Shake That Tambourine (Takes 10, 16)
20. Hey Little Girl (Take 3)
21. My Desert Serenade (Takes 2, 3)
22. Golden Coins (Takes 7, 8)
23. Harem Holiday (Takes 1, 2)
24. Wisdom Of The Ages (Take 3)
25. Shake That Tambourine (Takes 18, 19, 20, 21)

Pablo Aluísio e Erick Steve.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates