Home » » Frankie and Johnny / Please Don't Stop Loving Me

Frankie and Johnny / Please Don't Stop Loving Me

Nos bastidores da RCA Victor houve uma certa polêmica se haveria o lançamento de algum single extraído da trilha sonora do filme "Frankie and Johnny". Na verdade se temia por um prejuízo financeiro. Afinal os últimos filmes de Elvis não tiveram singles lançados e os que chegaram no mercado ficaram pegando poeira nas prateleiras. Os péssimos números de vendas desanimavam os executivos da RCA. Era mesmo pouco provável que alguém se aventurasse a colocar no mercado algum single com o cantor. Por outro lado a RCA não tinha certeza se o resto do material iria fazer sucesso pois os arranjos de época certamente não tinham força para competir com os grupos de rock da moda. Era algo meio ao estilo Dixieland, jazz e outras sonoridades que dificilmente iriam fazer bonito nas paradas de sucesso. Os hippies não iriam se ligar naquela caretice de cornetas antigas! Talvez no sul, lá pelas bandas de New Orleans, o público se animasse a adquirir o álbum, mas em regiões mais desenvolvidas como Nova Iorque e Los Angeles isso provavelmente não iria se tornar um sucesso de vendas. Era algo até previsível. Assim na via das dúvidas, procurando faturar um pouquinho mais com essas gravações, a RCA lançou, sem divulgação nenhuma, diga-se de passagem, o single com "Frankie and Johnny / Please Don't Stop Loving Me".

As primeiras resenhas dos críticos não foram lá muito animadoras mas pelo menos não debocharam da qualidade do disco. Havia ali um produto que era nitidamente bem trabalhado, com arranjos de metais em uma clara tentativa de melhor a qualidade das gravações de Elvis que chegavam ao mercado. É claro que não iriam disputar cabeça a cabeça as primeiras posições com os grupos psicodélicos que começavam a surgir vindos da ensolarada Califórnia, mas pelo menos tinham um certo pedigree. Passava longe de ser um material de dar vergonha. Curiosamente um articulista de Londres chegou a dizer que as músicas não era puro sangue, de raça, mas pelo menos não eram pangarés como os que Elvis estava acostumado a colocar no mercado nos últimos anos. O álbum com a trilha sonora de "Frankie and Johnny" de fato vendeu bem pouco, mas esse single conseguiu chegar num bom número de cópias vendidas, chegando ao ponto de ganhar um disco de ouro, algo que vinha rareando cada vez mais na carreira de Elvis Presley. Agora o terrível mesmo é saber que Elvis só voltaria a ser premiado com um disco de ouro novamente por um single com "If I Can dream / Edge of Reality" no final de 1968, ou seja, ele ficaria amargando por longo tempo um jejum de boas vendas, colecionando vendas medíocres nos meses que viriam. A má qualidade do material gravado para as trilhas de filmes de Hollywood iria cobrar um preço bem caro - a do fracasso comercial em série de seus discos.

Pablo Aluísio e Erick Steve.

1 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.1

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates