Home » » FTD The Nashville Marathon - Parte 1

FTD The Nashville Marathon - Parte 1

Ao contrário da maioria dos artistas, você vai encontrar a genialidade de Elvis em detalhes. Em pequenas entonações naquela música que você escuta desde que se entende por gente. Em uma versão recém descoberta da sua música favorita. Naquelas músicas de Elvis que ninguém nunca ouviu, mas que se juntadas em um álbum seriam 10 vezes melhores do que qualquer um lançado na atualidade. Mas, principalmente, a genialidade de Elvis vem à tona através dos takes alternativos de suas músicas que nos dão uma noção da evolução de Elvis o produtor dentro de estúdio.

Elvis produtor?! Exatamente. Como disse Jerry Schiling Elvis foi o produtor musical mais subestimado do século passado. Ele produzia todos os seus discos, baseado em uma única coisa: sua quase infalível intuição musical. O problema era quando alguém interferia nesse processo. Sam Phillips, Steve Binder e Chip Momam o fizeram, porém de uma forma que sua interferência potencializou esse dom de Elvis. Outros não conseguiram isso. E, infelizmente, Felton Jarvis está nessa lista.

Não que ele fosse um mal produtor. Longe disso. Felton, além de bom, era bem intencionado. O problema é que ele nunca levou Elvis às profundidades que os produtores acima citados conseguiram. Felton apenas contemplou um baú cheio de ouro, sem nunca chegar a usufruir dele. Outro grande problema de Felton que ele, principalmente na década de 70, usou e abusou muito de metais nas músicas de Elvis, o que às vezes o fez desperdiçar várias pérolas. Mas você se pergunta o que isso tem a ver com o CD The Nashville Marathon??? E eu lhes respondo, tudo.

Após escutar esse CD você vai chegar às seguintes conclusões:
1. Elvis era uma máquina de fazer música, e quando possuía material de qualidade e o humor certo, era imbatível.

2. Sua capacidade como produtor ia bem além do técnico, apoiada exclusivamente em sua sensibilidade musical.

3. Felton, na grande maioria das canções, não deveria ter mexido no master, deixando a música limpa e seca.

4. A voz de Elvis estava absolutamente divina e os músicos de Nashville eram de uma qualidade espetacular.

5. Vai ter descoberto várias músicas que você nem sabia que gostava, apesar de escutá-las há anos.

6. Vai desgastar esse CD de tanto tocá-lo, pois é de longe um dos melhores lançamentos de Elvis em
anos.

Retorno triunfante: Após um triunfante retorno à vida pública, as paradas e aos palcos, e com dois discos de ouro já conseguidos na primeira metade do ano, Elvis que já não gravava nada em estúdio desde fevereiro de 69, tinha que gravar um novo álbum com a difícil missão de suceder o lendário From Elvis In Memphis. Devido a um impasse burocrático estúpido, Elvis não voltou aos estúdios de Chip Momam, o American, e sim à cidade que havia testemunhado quase a totalidade de suas gravações na década de 60: Nashville. Isso significava trocar a atmosfera pesada dos guetos que ficavam ao redor do American por uma ambientação mais light de Nashville. Era trocar o Soul pelo country. Mas isso não desmotivou Elvis que, ao entrar em estúdio, em um período de apenas 4 dias gravou quase 40 músicas!! Essas passeavam por todos os estilos, mas sua essência está neste CD: Baladas e country.

Ernest Jorgensen justificou a ausência de rocks afirmando que os que foram gravados nessa sessão geralmente o foram em apenas um take e que como o material dessa natureza era pouco, ele preferiu manter o CD apoiado em dois momentos, o das baladas e o do country. Agradecemos pela coerência. Realmente um rock aqui ficaria deslocado. Em compensação a este pequeno detalhe somos presenteados com uma porção de músicas de uma qualidade criminosamente negligenciada. E lembrem-se: essas versões aqui não são as definitivas!!! Foi dessa sessão que saiu a maior parte do excelente That´s The Way It Is e o melhor álbum de Elvis da década: Elvis country. E muitas dessas músicas comporiam a grande parte dos melhores momentos de Elvis nos palcos de Vegas alguns dois meses depois.

Victor Alves.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates