Home » » FTD Elvis Now

FTD Elvis Now

FTD Elvis Now
Segue sendo um dos mais queridos discos de Elvis Presley no Brasil. A razão não é tão complicada de entender. O álbum foi muito bem sucedido comercialmente em nosso país por causa do sucesso da faixa "Sylvia", além da presença de outro hit, "Hey Jude" dos Beatles. Como artista de alcance internacional isso era até mesmo de se esperar. Alguns títulos acabam fazendo bem mais sucesso em certos países do que em outros e não existe como entender completamente o gosto de cada povo, de cada nação. Por que "Sylvia" fez tanto sucesso no Brasil enquanto era completamente ignorada nos Estados Unidos? Esse tipo de pergunta simplesmente não tem uma resposta definitiva. Outro ponto que chama a atenção vem do fato de que, pela primeira vez em muitos anos, a filial da RCA no Brasil realmente se empenhou mesmo em divulgar um disco de Elvis nas rádios. Discos promocionais foram enviados para os principais radialistas e esse trabalho acabou gerando bons frutos. A divulgação foi mesmo o grande diferencial. De repente você tinha a oportunidade ouvir "Sylvia" em várias estações, algumas vezes inclusive ao mesmo tempo. Fazia muito tempo que isso não acontecia com uma gravação de Elvis Presley em nosso país. Pois bem, deixando de lado esse aspecto verde e amarelo desse disco tão apreciado pelos brasileiros vamos tecer breves comentários sobre essa edição especial dupla, com farto material de estúdio recuperado pelo produtor Ernst Jorgensen.

São dois CDs. Como é tradicão nos lançamentos do selo FTD o primeiro abre com as versões oficiais que estavam presentes no disco original de 1972. Todas apresentam uma sensível melhora em sua qualidade sonora pois foram trabalhadas com as modernas tecnologias de recuperação de áudio. Depois da faixa final do disco, a curiosa "I Was Born About Ten Thousand Years Ago", Ernst resolveu rechear o pacote com outras versões oficiais da mesma época e das mesmas sessões. Particularmente não gosto desse tipo de mistura, em minha opinião essa edição deveria se limitar exclusivamente em cima das canções do disco "Elvis Now" e nada mais. Misturar faixas, mesmo que sejam das mesmas sessões, me soa desnecessário e desconfortável. Apenas o ponto de vista comercial, para atrair mais a atenção do consumidor casual, justifica esse tipo de mix. Pois bem, depois da versão inédita de "Don't Think Twice, It's All Right" começa finalmente a segunda parte do CD e a que mais interessa aos colecionadores, aquela formada por takes alternativos e outtakes, ou seja, sobras que não foram aproveitadas na época, mostrando o processo de criação de Elvis dentro dos estúdios. Entre três takes realmente inéditos de "Help Me Make It Through The Night" e "Fools Rush In" aparece uma jam de aquecimento com Elvis mandando ver na bela "Lady Madonna" dos Beatles, mostrando que o cantor realmente apreciava o som da banda de Liverpool. Confesso que o CD 2 me deixou levemente decepcionado. Não existem versões alternativas de grandes canções como "We Can Make The Morning" e "Sylvia". Esqueceram justamente do grande hit que seria de especial interesse para nós, brasileiros. Vi pessoas reclamando da ausência também de "Hey Jude", mas a verdade é que a própria gravação é um registro praticamente informal por parte de Elvis que foi aproveitado pelo produtor Felton Jarvis no lançamento original. Então é isso. Não chega a ser o lançamento definitivo em termos de "Elvis Now", mas é um bom pacote, apesar dos pesares.

Elvis Presley - FTD Elvis Now
CD-1: Original release and outtakes
Help Me Make It Through The Night
Miracle Of The Rosary
Hey Jude
Put Your Hand In The Hand
Until It's Time For You To Go
We Can Make The Morning
Early Morning Rain
Sylvia
Fools Rush In
I Was Born About Ten Thousand Years Ago
I'm Leavin'
It's Only Love
The First Time Ever I Saw Your Face
Don't Think Twice, It's All Right (unedited master)
Help Me Make It Through The Night (Takes 8, 9, 10)
Fools Rush In (Takes 11, 12, 14)
Lady Madonna (jam)

CD-2: Outtakes
Help Me Make It Through The Night (Takes 1, 2, 3)
Early Mornin' Rain (Takes 1, 2, 9)
Fools Rush In (Takes 5, 6)
Until It's Time For You To Go (fs, Take 5)
I'm Leavin' (Take 1)
It's Only Love (Takes 1, 2, 3, 4)
I Shall Be Released (jam)
It's Only Love (Takes 6, 7)
Help Me Make It Through The Night (Takes 6, 7)
Fools Rush In (Takes 8, 9)
Put Your Hand In The Hand (Take 1)
It's Only Love (Take 8, 9)
Miracle Of The Rosary (Take 1)
Until It's Time For You To Go (Takes 6, 7)
Fools Rush In (Take 10)
Early Morning Rain (Take 11)
Help Me Make It Through The Night (Takes 14, 15)
I'm Leavin' (Takes 2, 3)

Pablo Aluísio.


2 comentários:

  1. Ernst é um idiota que não sabe escolher bem as músicas dos cds que produz. Um exemplo está aqui. Ao invés de colocar esse take ótimo de Sylvia, entra outras gravações preciosas, preferiu escolher outras músicas que não possuem nada a ver com o Now como I'm Leavin', It's Only Love e The First Time Ever I Saw Your Face, Ora, vai plantar batatas Ernst.

    ResponderExcluir
  2. Há anos eu venho afirmando que ele se equivoca muito na seleção musical dos CDs de discos clássicos de Elvis. Sempre tem algo errado, sempre surge uma omissão absurda entre as faixas. Uma pena porque muito provavelmente esse seja o último lançamento de uma edição especial desses álbuns já que o selo FTD é especializado e provavelmente não seja substituído por outro nos anos que virão. Assim o legado do produtor também estará bem comprometido.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates