Home » » Elvis Presley - Hillcrest Blues

Elvis Presley - Hillcrest Blues

O selo Madison lançou alguns dos CDs mais interessantes de Elvis dentro do mercado dos bootlegs. Esse aqui traz parte das sessões que Elvis realizou entre os dias 27 a 29 de março de 1972 no RCA Studio C em Hollywood, na Califórnia. Essa gravação ficou bem conhecida dos fãs porque foi a única, em toda a carreira do cantor, que foi filmada pelas câmeras da MGM que na ocasião estavam registrando cenas para o longa "Elvis On Tour". A intenção foi tentar captar as tentativas de Elvis em gravar seu novo single, que curiosamente deveria chegar nas lojas justamente durante o lançamento do filme. Em estúdio Elvis acabou gravando dois de seus maiores clássicos, "Burning Love" e "Always On My Mind". A primeira acabou se tornando um hit nas rádios, mostrando que Elvis ainda poderia ser um sucesso também fora do círculo de seus fãs mais devotados. A canção, um tipo de rock mais contemporâneo com nítidos toques da sonoridade de Nashville, caiu diretamente no gosto do público em geral. Já "Always On My Mind" só foi descoberta pelo grande público muitos anos após a morte de Elvis. Ela ficou numa injusta sombra enquanto Elvis viveu. Lançada como lado B do single "Separate Ways" não conseguiu fazer o menor sucesso durante a época de seu lançamento. É interessante notar também que na ocasião a música que deveria ser trabalhada pela RCA seria justamente "Separate Ways", algo que não deu muito certo pois o single não virou um campeão de vendas e nem se tornou tão marcante dentro da discografia do astro como um todo.

"Hillcrest Blues" tem poucas músicas, mas muitas faixas, mostrando as várias tentativas de Elvis em chegar nas versões definitivas, os conhecidos takes masters. Enquanto o grupo não se acerta o ouvinte também tem a oportunidade de ouvir Elvis conversando com o produtor, os demais músicos e o clima do ambiente onde ele estava. Esses registros são interessantes justamente por essa razão pois somos literalmente jogados para dentro do estúdio, como se também estivéssemos lá, compartilhando da companhia de Elvis e banda. Alguns takes que não foram aproveitados são praticamente perfeitos e só não foram utilizados por decisão de Elvis e o produtor Felton Jarvis que viram neles algum defeito ou algo que não os deixou plenamente satisfeitos. Também é interessante acompanhar como Elvis podia mudar a velocidade ou o estilo de interpretação em cada música, ora sendo mais sentimental, ora mais vibrante. Nos ensaios também podemos notar o clima de leve descontração por parte de todos, inclusive da máfia de Memphis que ficava ali por perto, tentando manter uma boa vibração sobre Elvis enquanto ele trabalhava. Um grande momento que para nossa sorte sobreviveu ao tempo. Não deixe de ouvir o CD clicando na janela abaixo. Boa audição.

Elvis Presley - Hillcrest Blues
01. Burning Love - take 1 (incomplete) / Here We Go Again (one liner)
02. Burning Love - take 2
03. Burning Love - take 3 / The Lord's Prayer (one liner)
04. Sweet Sweet Spirit (one liner)
05. For The Good Times (rehearsal)
06. For The Good Times - take 1 (incomplete)
07. For The Good Times (more rehearsal)
08. For The Good Times - take 2
09. For The Good Times - take 3 (false start)
10. For The Good Times - take 4
11. Anytime (one line) / dialogue
12. For The Good Times take 5
13. For The Good Times - take 6 (incomplete)
14. For The Good Times - take 7
15. Dialogue / El Paso (one liner)
16. Johnny B. Goode - take 1 (false start)
17. Johnny B. Goode - take 2 (false start)
18. Oh, How I Love Jesus (one liner)
19. Johnny B. Goode - take 3 / dialogue
20. A Big Hunk O' Love (incomplete) / dialogue
21. Always On My Mind (rehearsal)
22. Always On My Mind - take 1 (incomplete)
23. Always On My Mind - take 2
24. Separate Ways - take 1
25. Separate Ways - take 2

Pablo Aluísio. 

 

1 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8,4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Snowbird

Elvis Presley - Snowbird (G. Mac Lellan) - O álbum "Elvis Country" começa com uma música que curiosamente não foi gravada nas s...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates