Home » » Elvis Presley e James Burton

Elvis Presley e James Burton

Quando Elvis e o Coronel Parker decidiram voltar aos shows regulares em 1969 logo uma dúvida surgiu entre eles: Com quem Elvis iria tocar ao vivo? Uma resposta natural seria colocar a velha banda de estúdio de Elvis de volta à ativa. Chamar novamente Scotty Moore e DJ Fontana, completando o quadro com os músicos mais regulares que vinham trabalhando com Elvis durante todos aqueles anos.

O projeto furou logo de cara quando Scotty Moore não aceitou a proposta financeira oferecida por Tom Parker. Ele achou o valor proposto pelo Coronel uma verdadeira vergonha, uma "piada". Scotty não aceitaria aquele cachê em troca da responsabilidade de tocar praticamente todas as noites ao lado de Elvis Presley em Las Vegas. Pior era ter que se responsabilizar por toda a banda perante Elvis e o empresário. Inicialmente a proposta era justamente essa, Scotty Moore traria todos os demais músicos para tocar com Elvis e a banda seria de sua total responsabilidade. Como ele disse não, a ideia inicial de ressuscitar os velhos Blue Moon Boys foi deixado de lado definitivamente.

A segunda opção seria contratar a banda que gravou ao lado de Elvis no American Studios. Seria ótimo, até porque eram todos feras, grandes instrumentistas, extremamente talentosos. O trabalho que tinham feito ao lado de Elvis ficou realmente fabuloso, merecedor de todas as críticas positivas que Elvis vinha recebendo desde que seus últimos discos chegaram nas lojas. "From Elvis in Memphis" estava aí para provar que eram excelentes profissionais. A proposta foi feita por Tom Parker, mas novamente não deu certo e pelo mesmo motivo que não havia dado certo com Scotty Moore. Os músicos do American não aceitaram os cachês propostos pelo empresário de Elvis. Eles até fizeram uma contraproposta, mas Parker riu do valor que eles pediram. Não havia chances de um acordo ser feito, tamanha era a desproporção entre a oferta do Coronel e o que a banda do American havia pedido.

A solução então foi procurar por um plano C. Quem deu a ideia foi o produtor Felton Jarvis. Ele disse a Elvis que tinha nomes interessantes para a formação de uma nova banda que poderia atuar ao lado de Elvis tanto nos estúdios como nos shows ao vivo em Las Vegas. Ele passou o telefone do guitarrista James Burton ao Coronel Parker e ficou esperando pelo melhor. Elvis já conhecia muito bem James Burton pois gostava de seu trabalho ao lado do cantor Ricky Nelson. Além, é claro, de inúmeras outras gravações que Burton havia feito em sua carreira, principalmente em Nashville, a capital mundial da country music.

O próprio James Burton relembraria anos depois: "A carreira de Ricky Nelson estava parada. Ele não queria que eu tocasse com mais ninguém pois considerava o meu estilo de tocar guitarra como parte de sua sonoridade. O problema é que eu queria tocar e com Ricky praticamente no ostracismo isso não era possível. Quando pintou a proposta de tocar com Elvis Presley nem pensei duas vezes, poderia ser uma nova fase em minha carreira". Na verdade James Burton estava tão interessado em tocar com Elvis que nem pensou nos aspectos puramente financeiros envolvidos em sua contratação. Aos poucos ele também acabou sugerindo novos nomes para a banda e Elvis os foi aceitando ou recusando de acordo com o que conhecia deles. Meio que informalmente o próprio Elvis acabou batizando o grupo de TCB Band, uma banda realmente maravilhosa que iria tocar ao seu lado até o final de sua vida, marcando para sempre o mundo da música mundial.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "Elvis Presley e James Burton"
    Elvis Presley - Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo atrás o James Burton esteve no Brasil, inclusive tocando algumas cidades do interior do Estado de São Paulo. O cara é respeitadasso!

    ResponderExcluir
  3. Ele veio com a turnê de shows com a banda de Elvis. Se mostrou muito simpático com os fãs, se mostrando bastante acessível. Na época em que a TCB Band estava em SP houve uma enxurrada de fotos tiradas por fãs ao lado de James Burton e outros membros do conjunto no Facebook e outras redes sociais.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates