Home » » Lindas Encrencas, As Garotas

Lindas Encrencas, As Garotas

Título no Brasil: Lindas Encrencas, As Garotas
Título Original: The Trouble with Girls
Ano de Produção: 1969
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Peter Tewksbury
Roteiro: Arnold Peyser, Lois Peyser
Elenco: Elvis Presley, Marlyn Mason, John Carradine, Vincent Price, Nicole Jaffe
  
Sinopse:
Na década de 1920 uma pequenina cidadezinha do interior dos Estados Unidos festeja a chegada de uma companhia itinerante de apresentações de variedades chamada Chautauqua. Walter Hale (Elvis Presley) é o gerente da empresa e precisa lidar com muitos problemas envolvendo a divulgação das atrações, os conflitos com os artistas e os moradores locais, a administração do parque e um crime terrível que acaba sendo cometido envolvendo um empregado da companhia. Tentando capitalizar em cima do assassinato, ele promete revelar em uma grande apresentação final a verdadeira identidade do assassino, o que coloca os moradores da cidade em polvorosa, lotando a grande noite onde tudo pode vir a acontecer.

Comentários:
Penúltimo filme ao velho estilo com Elvis Presley. Ele havia assinado um contrato com a MGM em 1963 e esse foi uma das últimas produções que precisava realizar (o contrato chegou ao seu final em 1970). Nessa fase Elvis já havia decidido deixar Hollywood para voltar a se concentrar em sua carreira musical, realizando shows ao vivo, algo que não fazia desde a primeira metade da década. Assim o astro apenas passeia em cena, sem muito esforço. O roteiro é um tanto disperso. Com excesso de personagens secundários, a maioria deles formado por moradores da cidadezinha e artistas e empregados da companhia Chautauqua, não existe propriamente um foco dirigido a algum deles (nem ao próprio Hale interpretado por Elvis Presley). De certa maneira a estrutura desse roteiro é um mosaico de situações dispersas e sem muita coesão entre si. Quem for atrás de encontrar o eterno Rei do Rock cantando e dançando ficará um pouco decepcionado. Elvis canta poucas canções e na maioria do tempo meio que desaparece de cena, ficando em uma posição menos central da que os fãs estavam acostumados na época. Como gerente da companhia, ele só surge mesmo de tempos em tempos para solucionar ou colocar panos quentes em algum problema envolvendo seus empregados. Usando um terno branco durante todo o tempo o seu personagem é quase uma homenagem ao Coronel Tom Parker que viveu praticamente toda a sua vida trabalhando em companhias como essa mostrada no filme. Aliás é interessante notar que durante muitos e muitos anos se falava em Hollywood que Elvis um dia iria estrelar uma produção  contando justamente a história de seu empresário. "The Trouble with Girls" acabou sendo de certa maneira esse filme de que tanto falavam, embora na verdade se trate de uma trama puramente ficcional. A seu favor podemos dizer que a produção é até razóavel, nada a ponto de causar vergonha alheia como se via em produções pobres e mal feitas como "Harum Scarum", por exemplo. Como se trata de um filme de época a MGM até que se esforçou para desfilar uma boa direção de arte, com boa reconstituição histórica dos anos 20, com carros antigos, cenários, figurinos, etc. Até mesmo se deu ao luxo de escalar o ator Vincent Price numa ponta bem curiosa como o Mr. Morality, um ator teatral especializado em declamar poesias e citações famosas dentro dos shows da Chautauqua. Dessa maneira, em conclusão, não podemos deixar de reconhecer que embora não seja um grande filme, "Lindas Encrencas, As Garotas" também passa longe de ser um fiasco completo. É uma comédia musical que até mesmo tem lá seu charme nostálgico. Vale a pena conhecer e conferir, principalmente para os fãs de Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

1 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes

Elvis Presley - Tomorrow Never Comes Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Um caso interessante em que o arranjo mais forte por part...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates