Home » » Elvis - 10 Anos de Saudades

Elvis - 10 Anos de Saudades

Esse foi um álbum lançado em 1987 para lembrar os dez anos da morte de Elvis Presley no Brasil. Editado pela Som Livre o disco até que se tornou bem popular, ficando anos em catálogo nas lojas de discos pelo país afora (lembram delas?). Na época de seu lançamento original não despertou minha atenção porque já na década de 80 eu procurava colecionar discos raros de Elvis, assim um disco como esse, uma mera coletãnea, sem novidades, não iria despertar realmente meu interesse. O fato de ser da Som Livre porém trouxe publicidade extra a Elvis pois a Rede Globo passou a vincular a propaganda do disco em seus intervalos comerciais.

Isso porém não significava que o disco em si era sem importância, pelo contrário. Lançamentos como esse serviam para apresentar as músicas de Elvis para uma nova geração de fãs que naqueles tempos distantes o conheciam basicamente pelas inúmeras reprises de seus filmes na Sessão da Tarde. O repertório, como era de se imaginar, investia apenas nos grande sucessos. Agora era curioso a inclusão de faixas como "Sweet Caroline", que nunca tinham se tornado grande sucesso no Brasil. Onde foram parar as mais conhecidas "Kiss Me Quick" e "Sylvia"? Ao invés disso a seleção inovava ao trazer entre os hits a doce "Can´t Help Falling in Love" de Feitiço Havaiano, que apesar de ser extremamente famosa nos Estados Unidos e Europa, não o era tanto assim no Brasil. E "I Got a Woman", o que estaria fazendo nessa lista? Outra que era praticamente desconhecida do povão. Enfim, valeu pelas intenções e pelo resultado. Não é um álbum para se ter hoje em dia em sua coleção a não ser como mera curiosidade histórica. Afinal eram os 10 anos sem Elvis.

Elvis - 10 Anos de Saudades (1987)
Blue Suede Shoes
Love Me Tender
Don´t Be Cruel
Can´t Help Falling in Love With You
I Got a Woman
Sweet Caroline
All Shook Up
Are You Lonesome Tonight?
Jailhouse Rock
Bridge Over Troubled Water
Tutti Frutti
It´s Now Or Never
Suspicious Minds
Heartbreak Hotel.

Pablo Aluísio.

12 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pois é: Bridge Over Troubled Water também não era música de consumo do Elvis nesta época no Brasil. Quem fez essa seleção no Brasil estava inspirado.

    ResponderExcluir
  3. Inspirado ou ele não sabia muito bem o que estava fazendo... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Pablo; você já ouviu falar de um Jimmy "Orion" Ellis, que tinha a voz muito, mas muito mesmo, semelhante a do Elvis que segundo contam sofria muito com esse "defeito" já que queria ser artista com personalidade própria mas por conta do timbre da voz não conseguia; mas depois de 1977 em que o Elvis morreu, foi procurado pela Sun Records e se assumiu como um clone do Elvis, mas era obrigado por contrato e só cantar usando uma mascara para criar um mistério.
    Ele é muito bom cantando, tanto musicas dele, quanto do Elvis, e não tem musica do Elvis que ele não cante muito bem ao vivo, inclusive TROUBLE, que a maior parte dos que se aventuram sofrem a passam vergonha na parte alta e rascante dessa música mas o Orion passa sossegado e, na verdade, voz dele tem mais tessitura e extensão que a do Elvis. Já ouviu falar deste sujeito?

    ResponderExcluir
  5. Sim conheço. Há alguns anos eu administrava um fórum de debates e de vez em quando surgia debates sobre esse Orion. Muitos diziam que ele seria o próprio Elvis disfarçado rsrsrsrs Bom, de qualquer maneira, apesar de reconhecer o talento desse artista, nunca fui muito de acompanhar a carreira de covers, por melhores que eles fossem. Sim, ele tinha talento (pelo que soube já é falecido), mas nunca fui de acompanhar de perto seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. É ele morreu tragicamente: em 1987 escapou de morrer depois de levar dois tiros e fugir, mas em 1998 um bandido entrou na loja dele e atirou nele e na esposa, desta vez de forma fatal matando os dois na hora.

    ResponderExcluir
  7. Certa vez vi uma capa de um de seus CDs. Olha, em termos de visual ele era péssima. Extremamente brega com aquela máscara. Cantava bem, mas como imagem parecia um conquistador barato de periferia... rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Realmente; e sem a mascara o rosto dele estava muito mais para Charlie Hodge do que para Elvis.

    ResponderExcluir
  9. pablo bom dia por favor tento ser pesquisador da discografia do elvis e gostaria muito de saber algumas de suas fontes sobre a discografia nacional , pois suas resenhas são fantastica e gostaria muito de me aprofundar nesta discografia , poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Como eu havia escrito em seu outro comentário as fontes são basicamente livros, jornais e revistas da época. Eu já escrevi um texto indicando alguns livros, mas em breve pretendo escrever algo mais amplo justamente para dar uma visão melhor sobre as fontes sobre Elvis. Grande abraço, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - The Next Step Is Love

The Next Step Is Love (Evans / Barnes) - Quando Elvis resolveu retomar o rumo de sua carreira e deixar Hollywood para trás ele procurou e...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates