Home » , » Elvis Presley - The Fair's Moving On

Elvis Presley - The Fair's Moving On

Música: The Fair's Moving On
Compositor: Fletcher / Flett
Álbum: Back in Memphis / From Memphis to Vegas – From Vegas to Memphis
Data de Gravação: 21 de fevereiro de 1969
Local de Gravação: American Sound Studios, Memphis, Tennessee
Produtor: Chips Moman, Felton Jarvis
Músicos: Elvis Presley (vocais) / Reggie Young (guitarra) / Tommy Cogbill (baixo) / Gene Chrisman (bateria) / Bobby Wood (piano) / Bobby Emons (orgão) / John Hughey (Steel Guitar).

Comentários:
Essa canção foi lançada como lado B do single "Clean Up Your Own Back Yard", tema do filme "The Trouble With Girls" (Lindas encrencas, as garotas, 1969). É mais um country. É a tal coisa... Tanto o Coronel Parker como Elvis pensavam principalmente em seu público. E qual era esse público? Certamente não era o internacional. Elvis não gravava seus discos pensando em Londres, Paris ou Madrid. Elvis gravava seus álbuns pensando nos estados do sul dos Estados Unidos, onde ele fazia suas turnês e era adorado por sua faixa de fãs mais fiel e leal. Por essa razão temos um certo excesso de country music em seus discos, principalmente a partir de 1969. É interessante notar que em pouco tempo Elvis estaria de volta às turnês e essas seriam realizadas em sua grande maioria justamente para os sulistas americanos. E essa gente vivia sob a forte influência cultural de Nashville, a capital mundial do country. Por isso tantos discos de Elvis tiveram essa linha. Ele gravava pensando nisso e o repertório mais voltado para esse tipo de música era gravado para que Elvis também o utilizasse em shows.

"The Fair's Moving On" é apenas na média. A letra da canção tinha tudo a ver com o enredo de "The Trouble With Girls". No filme Elvis interpretava um gerente de um parque de diversões itinerante. Um tipo de circo de variedades que era muito popular no começo do século XX nos Estados Unidos. Enquanto ele ia de cidade em cidade ia conhecendo novas pessoas, se envolvendo com as garotas locais e a vida seguia em frente, tudo pensando na próxima cidade a se visitar. Veja esses versos: "Todos os caminhos já foram percorridos / É tarde e não sobrou nenhum prêmio a ser ganho / Os caminhos estão fechados, é o fim do dia / Os cavalos estão indo embora / Sim, o parque está indo embora / E logo mais eu também irei". Dá para perceber bem que é aquele tipo de música que só fazia muito sentido dentro da temática do filme. O curioso é que ela não foi gravada nas sessões de gravação da trilha sonora de "The Trouble With Girls", mas bem depois, quando Elvis já estava empenhado nas sessões do American Studios, trabalhando inclusive com outra banda. Uma verdadeira estranha no ninho dentro daquela coleção de músicas.

The Fair's Moving On
(Fletcher / Flett)

All the rides are over and done
It's late and no prizes are left to be won
The rides are closed, it's the end of the day
The horses are moving away
Yes the fair's moving on
And I'll soon be gone
Remember the love that we've known
Yes the fair's moving on
But I won't leave you long
It's the last time you'll be on your own

The music has ended, the carousel's still
The horses in boxes with the big Ferris wheel
The canvass and glitter are safely on board
The trailers will soon hit the road

Yes the fair's moving on
And I'll soon be gone
Remember the love that we had
Yes the fair's moving on
But I won't leave you long
I'm coming back so please don't be sad

At dawn I'll be gone but I'll soon return
Till then the fair's moving on
Till then the fair's moving on
Till then the fair's moving on

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, outro dia eu falei que você nunca falou do Prince, o que é compreensível já que você confessa nem gostar nem ter muito conhecimento sobre ele.
    Agora, um cantor que você não fala também é o Tom Jones, e isso é estranho porque o Tom Jones era o cantor preferido do Elvis na década de 60/70.
    No livro da Priscila, Elvis and Me, ela relata somente três ocasiões em que ela e o Elvis saíram para programas noturnos de casal, que pelo jeito eram raros e que foram: jogar num casino; assistir ao Thomas Crow Affair do Steve Mcqueen e... ir a um show do Tom Jones! A Priscila fala que o Elvis chegou a apostar, antes de vê-lo pessoalmente, que o Tom Jones era negro por conta da sua voz e jeito de cantar. Há até um bom acervo de fotos do Elvis e do Tom em varias situações como em Vegas, férias no Havaí, em casa na piscina, etc.
    Porque você nunca falou dele? Você não vai com a cara do sujeito?

    ResponderExcluir
  3. Olá Serge,
    Não, nada tenho contra o Tom Jones. Até tenho alguns álbuns dele aqui em minha casa. Acontece que esse blog estou escrevendo em ordem cronológica (atualmente estamos em 1969) e ainda não chegou o momento de escrever sobre Tom Jones, mas em breve escreverei sobre ele.

    Abraços,
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Entendi; eu pessoalmente acho o Tom Jones um pouco enjoativo por conta da voz e interpretação muito pesadas, mas, agora na morte do Prince, me veio que ele gravou Kiss, que é visceral e singular na voz em falsete do Prince e mesmo assim é uma gravação muito respeitada na voz do Tom Jones; acho que o Elvis tinha razão.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - The Next Step Is Love

The Next Step Is Love (Evans / Barnes) - Quando Elvis resolveu retomar o rumo de sua carreira e deixar Hollywood para trás ele procurou e...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates