Home » , » Elvis Presley - Sweet Caroline

Elvis Presley - Sweet Caroline

Um dos pontos altos da temporada de fevereiro de 1970 foi essa versão de Elvis para o sucesso de Neil Diamond, "Sweet Caroline". Essa era uma música bem recente nas rádios pois ela havia sido lançada como single (com "Dig In" no lado B) poucos meses antes. Elvis, como todos sabemos, era fã incondicional da música de Diamond, a tal ponto que ao longo de sua carreira gravou várias canções desse artista. Para sua apresentação no palco em Las Vegas acabou criando uma coreografia própria que ficou excelente. O grande diferencial da versão de Elvis para a original de Diamond vem dos arranjos. A música na voz de Neil Diamond soava mais pueril, com uma sonoridade bem hippie. Com Elvis ela ficou mais marcante, fruto dos metais da orquestra. A singeleza do resto, principalmente em relação à letra, manteve-se.

Outro detalhe técnico chama a atenção. Alguns autores afirmam que "Sweet Caroline" foi sugerida a Elvis ainda quando ele estava produzindo nas sessões do American Studios em Memphis, no ano anterior. Isso provém do fato de que a versão de Diamond foi produzida por Chips Moman (que também produziu aquelas sessões com Elvis) e Tommy Cogbill (que também tocou com Elvis naquela ocasião). Apesar de ter sido oferecida a Elvis e tudo mais o cantor não a gravou em estúdio. As razões de sua recusa seguem desconhecidas. Talvez a grande qualidade das outras canções tenha ofuscado "Sweet Caroline", quem sabe... Foi um erro de Elvis porque ele teria gravado a versão antes de seu autor e teria feito bastante sucesso nas paradas se a tivesse lançado como single, ainda em 1969. Depois disso o próprio Elvis foi surpreendido pela versão original de Neil Diamond que lançada como compacto pelo selo MCA fez bonito nas paradas, ganhando um disco de platina por suas vendas. Todo esse sucesso poderia ter sido de Elvis caso ela não a tivesse descartado no American. Tentando contornar a bobagem que havia feito Elvis resolveu levá-la para os palcos em Vegas, confirmando o velho ditado que diz "Antes tarde do que nunca".

Sweet Caroline (Neil Diamond) / Álbum: On Stage - February 1970 / Data de Gravação:  16 de fevereiro de 1970 / Local de Gravação: Las Vegas, Nevada / Produtor: Felton Jarvis, Glen D. Hardin, Glenn Spreen, Bergen White, Elvis Presley / Músicos: Elvis Presley (vocais, violão), James Burton (guitarra), Jerry Scheff (baixo), John Wilkinson (guitarra), Bob Lanning (bateria), Ronnie Tutt (bateria), Charlie Hodge (violão), Glen Hardin (piano), Larry Muhoberac (Piano, órgão), The Imperials (vocais), The Sweet Inspirations (vocais), Millie Kirkham (vocais), Bobby Morris e Orquestra.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.1

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava tanto desta música que eu coloquei o nome da mihna filha de Carolina por causa disso. Aqui está outro caso em que uma regravação do Elvis é muito melhor que o original. Uma coisa contribui definitivamente para isso: a voz do Elvis. O Neil Diamond, apesar de ter começado a cantar em corais, como o Elvis, tem uma voz curta e de tessitura irregular, danificando todas a músicas que exigem grande extensão vocal ou suavidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca gostei muito do Neil Diamond. Acho um cantor e compositor limitado, mas apesar de não ser da linha do Elvis conseguiu conquistar sua admiração. Para quem tiver curiosidade de ouvir ele cantando Sweet Caroline ao vivo segue abaixo o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=1vhFnTjia_I

    ResponderExcluir
  4. Agora Pablo, um cara que tem tudo a ver com o Elvis é o B. J. Thomas. Just can't help believing é lindíssima na voz dos dois igualmente, cada com sua personalidade é claro.

    ResponderExcluir
  5. BJ Thomas é interessante, porém ele ficou nos anos 70, sem renovação musical depois daquela década.

    ResponderExcluir
  6. E realmente, a nova roupagem que Elvis deu em Sweet Caroline, foi eletrizante, principalmente em suas performances ao vivo.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates