Home » , » Elvis Presley - Polk Salad Annie

Elvis Presley - Polk Salad Annie

Essa canção é uma das mais sui generis da carreira de Elvis. O autor, Tony Joe White, foi criado nas regiões pantanosas da Louisiana e assim escreveu essa letra, meio maliciosa, sobre uma garota pobre do sul, que tinha hábitos alimentares bem regionais. Usando de gírias de sua região natal ele criou esse enredo meio nonsense, algo que no final das contas nunca fez muito sentido ou foi de fácil entendimento para os ouvintes de outras regiões dos Estados Unidos. Por essa mesma razão sua letra soava incompreensível para quem não era do sul. Assim, sempre que Elvis a cantava, usava uma pequena introdução tentando explicar do que se tratava. Na maioria das vezes não adiantava nada, mas o que valia era a boa intenção.

Em uma época em que o psicodelismo imperava, com letras que não faziam nenhum sentido, até que Elvis poderia dispensar esse tipo de preciosismo, já que para falar a verdade ninguém estava muito se importando mesmo com a letra da música. O que salvava "Polk Salad Annie" era o seu embalo, o ritmo e as coreografias que Elvis apresentava no palco. E por falar em misturas e misturebas, Elvis também resolveu jogar em um mesmo caldeirão movimentos que tinha aprendido com mestres em artes marciais e o estilo dançante da canção, resultando tudo em algo novo. Nesses primeiros concertos Elvis ainda se esmerava em dar o melhor de si, as melhores performances, mas com o passar dos anos a execução de "Polk Salad Annie" foi se tornando mais displicente, quase uma gozação por parte de Elvis nos shows. De uma forma ou outra o que não se pode negar é que a música era ótima para concertos ao vivo! Por outro lado Elvis nunca gravou uma versão oficial com sua banda em estúdio. Era desnecessário. "Polk Salad Annie" afinal era pura festa e diversão.

Polk Salad Annie (Tony Joe White) Álbum: On Stage - February 1970 / Data de Gravação:  19 de fevereiro de 1970 / Local de Gravação: Las Vegas, Nevada / Produtor: Felton Jarvis, Glen D. Hardin, Glenn Spreen, Bergen White, Elvis Presley / Músicos: Elvis Presley (vocais, violão), James Burton (guitarra), Jerry Scheff (baixo), John Wilkinson (guitarra), Bob Lanning (bateria), Ronnie Tutt (bateria), Charlie Hodge (violão), Glen Hardin (piano), Larry Muhoberac (Piano, órgão), The Imperials (vocais), The Sweet Inspirations (vocais), Millie Kirkham (vocais), Bobby Morris e Orquestra.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, faz tempo que eu quero lhe escreve isso: você sabe que sou um grande fã do artista Elvis Presley, mas como um iconoclasta fundamentalista devo dizer uma coisa. Eu nunca vi katás de karatê tão mal executados como os do Elvis em seus shows, ainda mais se tratando de um sujeito que se dizia faixa preta de Karatê e que treinava essa arte deste o tempo que serviu o exercito. Tudo é muito mal feito: falta elasticidade, fluidez, coordenação, precisão, etc. Parecia os movimentos dos inspetor Clouseau com o Steve Martin. Me da muita vergonha alheia todas as vezes que eu vejo essas exibições em seu shows. Melhor era quando ele fazia os seus movimentos de dança desengonçados na década de "50, pelo menos estava tentando se expressar através da dança, o que é normal para um cantor pop. Agora, movimento de luta em show de rock e mal executados? Tenha santa paciência. Acredite, eu dou aula de defesa pessoal a muitos anos e sei do que estou falando. Como analogia compare com os movimentos de artes marciais que o David Lee Roth faz em Jump no videoclipe oficial do Van Halen.
    É aquela historia, o Elvis era demais, mas superestima-lo é falta de respeito ao que ele realmente fazia tão bem, que era cantar.

    ResponderExcluir
  3. Existe um documentário feito apenas sobre essa relação de Elvis com as artes marciais. É bem curioso. Penso que apenas alguém da área poderia opinar sobre isso (como você o fez). Como não sou perito nesse assunto não irei opinar. Há alguns anos, em um fórum que criei, um colega escreveu um texto sobre isso chamado Elvis e o Karatê. Vou procurar em meus arquivos. Se achar colocarei aqui no blog.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates