Home » » Morre Scotty Moore

Morre Scotty Moore

Morreu no último dia 29 de junho o guitarrista Scotty Moore, da primeira banda de Elvis Presley. Ele tinha 84 anos de idade. Há tempos vinha com a saúde frágil e abalada, por causa da idade e alguns problemas respiratórios, Moore estava muito doente desde o ano passado. Só nos últimos dias os boatos de que ele havia falecido foram confirmados por sua família e amigos. Um jornal de Memphis finalmente confirmou a notícia.

Scotty Moore foi imortalizado por fazer parte do grupo Blue Moon Boys, o primeiro conjunto musical a acompanhar Elvis Presley em sua carreira. Quando o jovem Elvis pintou na Sun Records em 1954 ele contava apenas consigo mesmo e seu violão. O produtor Sam Phillips percebeu que ele tinha futuro, mas que para isso era necessário ter uma banda o acompanhando. Foi assim que Sam ligou para Scotty e ele conheceu Elvis Presley que em pouco tempo iria se tornar o aclamado Rei do Rock na década de 1950.

Moore participou da primeira gravação profissional de Elvis na Sun Records, o acetato "That´s All Right" e depois continuou ao lado de Elvis quando ele foi contratado pela RCA Victor. Na nova companhia Scotty, Elvis, o baixista Bill Black e o baterista DJ Fontana, além do grupo vocal The Jordanaires, atuaram em algumas das músicas mais populares do surgimento do rock como "Don´t Be Cruel", "Hound Dog", "Jailhouse Rock", "Loving You" e tantos outros hits que transformaram o caminhoneiro desconhecido de Memphis em um dos maiores vendedores de discos da história. 

Scotty Moore foi presença marcante em praticamente todos os discos de Elvis no período que foi de 1954 a 1968. Quando Elvis retornou do exército americano em 1960 o Coronel Tom Parker decidiu que ele não iria mais fazer shows ao vivo para se dedicar exclusivamente a sua carreira no cinema. Assim o grupo Blue Moon Boys foi dissolvido (o baixista Bill Black havia deixado a banda) e Scotty se tornou apenas um músico de estúdio contratado pela RCA Victor para acompanhar Elvis nas gravações de suas trilhas sonoras para Hollywood. 

A parceria chegou ao final em 1968. Scotty Moore tocou no especial de TV que Elvis gravou para o canal NBC, um show ao vivo que marcou seu retorno ao sucesso, após anos estagnado em uma carreira cinematográfica que não deu muito certo. Depois disso nunca mais voltaram a se ver. Elvis montou um novo grupo chamado TCB Band e Moore não fazia mais parte dele. Discreto, nunca mais voltou a falar com Elvis ou com o Coronel Parker. Uma nova fase na carreira de Elvis estava começando e outra havia terminado, justamente àquela em que Scotty foi um dos maiores representantes. Depois disso o guitarrista se concentrou em seu trabalho nos estúdios de gravação, onde se tornou arranjador e produtor.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo, eu toco violão, então eu sei o que é ser músico. Todo prestigio que eu desfruto é pelo fato de eu cantar, pois, se dependesse do fato de eu tocar um instrumento, muitas vezes eu nem seria citado nas apresentações. Agora, veja que injustiça; um bom guitarrista tem que saber mil acordes, tablaturas, escalas, etc. para, na maior parte da vezes, simplesmente acompanhar cantores que não sabem o que é um lá maior e só conseguem cantar por um dom de Deus. O caso do Scotty Moore é parecido, com a diferença de ter acompanhado o Elvis, um semi-analfabeto musical, mas um genial artista. Quantos outros músicos virtuosos não tiverem está sorte? Descanse em paz Scotty Moore, você teve a sorte que a maior parte dos seres humanos jamais terão.

    ResponderExcluir
  2. O Scotty Moore foi um injustiçado. Na época os álbuns não traziam o nome dos músicos que acompanhavam Elvis (com exceção dos Jordanaires, que eram vocalistas). Assim Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana continuaram anônimos para o grande público. Para piorar o Coronel Parker pagava mal a todos eles. Uma vergonha. O legado de Scotty está presente em cada grande gravação que fez ao lado de Elvis, isso ninguém poderá apagar da história.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates