Home » » Elvis Presley - The Wonder Of You - Parte 2

Elvis Presley - The Wonder Of You - Parte 2

Ok, dando continuidade na análise das faixas do novo CD "The Wonder Of You" vamos falar um pouco agora dessa nova versão de "Suspicious Minds". Bom, quando esse título foi anunciado os produtores do projeto disseram que a gravadora iria priorizar as canções menos conhecidas de Elvis, os chamados "Lados B". Ótima iniciativa já que Elvis tem músicas maravilhosas que são completamente desconhecidas do ouvinte ocasional de sua obra. Pois bem, apesar disso os velhos medalhões da discografia de Elvis não poderiam ficar de fora. São os impulsionadoras de vendas e não podem ser ignorados. É o caso do sucesso imortal "Suspicious Minds".

Aqui criaram uma introdução intimista, mas preservaram o dedilhado original (pois seria impossível removê-lo). Assim nessa nova versão convivem o novo e o velho arranjo. Em determinados momentos fiquei com a impressão ruim que há duas vitrolas tocando ao mesmo tempo, uma com o single "Suspicious Minds" e outra executando algum disco de música clássica. Ficou estranho! Isso definitivamente não é bom, provando que o novo arranjo orquestral não combinou muito bem com a boa e velha gravação. Na verdade fizeram apenas uma intervenção sonora sem muito resultado prático. Não me convenceu em nenhum momento.

Uma das melhores coisas desse CD é esse belíssimo arranjo que foi criado para "Don´t", outra balada gravada na sessão de despedida de Elvis antes de ir para a Alemanha servir o exército americano. Devo dizer que ficou muito bom, mas com alguns probleminhas. O novo coro feminino ficou muito incisivo em minha opinião. A original era mais sutil e delicada. Curiosamente o trabalho dos Jordanaires foi preservado. A razão é fácil de entender. Nos anos 50 uma das principais características das gravações de Elvis era a presença desse ótimo quarteto vocal. Retirá-los era, além de tecnicamente muito complicado, pois suas vozes foram gravadas no mesmo canal da voz principal (a de Elvis) como também tiraria seu sabor nostálgico, o que em canções como essa é praticamente tudo.

Escrevi recentemente sobre "I Just Can't Help Believin'" em outro artigo. Acho uma música romântica maravilhosa, standart, que jamais teve o reconhecimento merecido. Entre tantas versões existentes os produtores acertaram em usar a master ao vivo que foi lançada no disco original da trilha "That´s The Way It Is". Isso trouxe alguns problemas, pois canções ao vivo nem sempre são tecnicamente perfeitas, principalmente no fator tempo, mas os ingleses fizeram um belo trabalho, consertando sutilmente seus pequenos erros. E assim como aconteceu com "Suspicious Minds" resolveram preservar parte do arranjo original - principalmente no arranjo de metais de Las Vegas. O vocal feminino foi modificado, o que não me deixou plenamente satisfeito, pois as cantores de palco de Elvis eram extremamente talentosas. Em termos gerais gostei desse novo arranjo, pois preservou o que era possível da bela gravação de 1970. De qualquer forma, apesar dessas nuances, esse momento é certamente um ponto positivo nesse novo CD.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação das novas versões:
    Suspicious Minds ★★
    Don't ★★★
    I Just Can't Help Believin' ★★★

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis News - Elvis: A Life In Music / Um Grammy para Jailhouse Rock / Novos CDs / Robbie Williams e Elvis

Elvis: A Life In Music - Está sendo lançado em países de língua alemã o famoso livro escrito por Ernst Jorgensen intitulado "Elvis: ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates