Home » , » Elvis Presley - You Don't Have To Say You Love Me

Elvis Presley - You Don't Have To Say You Love Me

Em relação a essa canção "You Don't Have To Say You Love Me" eu sempre tive a mesma opinião, mesmo após tantos anos passados desde a primeira vez que a ouvi. A primeira convicção é que se trata de uma bela balada romântica, despudoradamente apaixonada com aquele sabor latino que todos conhecemos tão bem. Percebe-se desde os primeiros acordes que seu compositor não teve qualquer vergonha de se atirar nesse tipo de sentimento. Seus versos são bem claros sobre isso. A outra certeza que tenho é que a versão oficial que saiu no álbum "That´s The Way It Is" é mal gravada mesmo. Até lamento dizer isso, mas é a pura verdade. Inclusive escrevi exatamente essa opinião quando escrevi pela primeira vez sobre a faixa alguns anos atrás.

Na ocasião eu coloquei minhas impressões no texto e afirmei: "A versão de Presley é mais uma representante da feliz fusão de Elvis com a música da Itália como It's Now or Never, No More e Surrender. O astro era fã do cantor Mario Lanza, o que talvez explique esta aproximação com este tipo de canção. De qualquer forma, apesar de toda essa importância histórica, não consigo deixar de ficar decepcionado com a má qualidade da gravação original de 1970. A master mais parece um ensaio descompromissado de tão mal gravada. Certamente Elvis não está em um bom momento, na realidade é fácil perceber que ele na realidade está se comportando como se estivesse em um ensaio, nada mais do que isso. Porém o produtor Felton Jarvis resolveu escolher esse Take como o master oficial o que deixou todos surpresos mesmo. Repare como até a vocalização de Elvis está ruim pois ele está com a boca excessivamente salivada, coisa que nenhum artista de seu nível deixaria passar em uma gravação oficial. Alguns autores até mesmo chegam a afirmar que ele estaria com um chiclete na boca na hora da gravação! Particularmente não acredito nisso, não vamos chegar a tanto. Apenas é uma versão abaixo da média. Se alguém errou aqui não foi Elvis, mas sim Felton Jarvis que a escolheu para compor o disco oficial. Foi uma péssima escolha."

Historicamente a faixa tem uma trajetória interessante. Ela foi originalmente lançada com grande sucesso pelo cantor italiano Pino Donaggio com o título original de "Io Che Non Vivo Senza Te" em 1964 pelo selo Odeon. O cantor inglês Dusty Springfield em 1966 fez a primeira versão em língua inglesa, versão esta lançada pelo selo Philips. Certamente foi essa segunda versão a grande fonte de inspiração para Elvis fazer sua versão. Pena que não saiu tão boa.

"You Don´t Have To Say You Love Me" em outros lançamentos:

FTD One Night in Vegas - Existem duas versões de "You Don't Have To Say You Love Me" no CD. A primeira foi gravada ao vivo e faz parte do show do dia 10 e a segunda é uma versão de estúdio, na realidade um ensaio que Elvis promoveu antes da estreia da temporada. A primeira coisa que sempre me chamou atenção nessa música é a sua péssima versão master que saiu no disco oficial. Até hoje não consigo entender como Felton Jarvis, tão preocupado com qualidade como ele era, conseguiu deixar passar de seu crivo pessoal uma versão tão ruim como aquela. Seguramente é a pior faixa da trilha oficial, não no sentido de ser a pior canção em suas qualidades melódicas e de letra, nada disso, mas em qualidade técnica de gravação, basta apenas ouvir a master para entender o que quero dizer. A música é extremamente mal gravada, com péssima vocalização por parte de Elvis. Essas versões que ouvimos nesse CD finalmente redimem essa música. A versão ao vivo que você ouve nesse CD é muito boa, bem executada, com Elvis envolvido, com ótimo acompanhamento tanto do grupo TCB como pela orquestra. Tecnicamente boa, sem maiores máculas, poderia ter entrado facilmente no disco oficial da trilha sonora sem maiores problemas. Já a versão de ensaio é bem mais leve do que a exagerada e descabelada versão do disco That's The Way It Is. Essa seria a velocidade mais adequada para a canção, porém infelizmente Elvis a canta no controle remoto, com o freio de mão puxado, sem maior envolvimento, de qualquer forma ela serve para demonstrar como poderia ter sido bem gravada se Elvis e seu grupo tivessem achado o tom certo. Aqui Elvis tenta por três vezes chegar num resultado mais satisfatório e depois meio que desiste em seguir adiante.

FTD The Impossible Dream - A versão de "You Don´t Have To Say You Love Me" desse CD sofre uma brusca alteração na qualidade do som. Uma das grandes músicas de Elvis da década de 70 ganha uma versão que é apenas OK, nada muito impressionante. Elvis pelo menos não troca os versos ou algo parecido. Mesmo assim não chega a ser uma grande versão da canção. (Victor Alves)

You Don't Have To Say You Love Me (Wickham - Napier - Bell - Donaggio - Pallavicini) - When I said, I needed you / You said you would always stay / It wasn't me who changed, but you / And know you've gone away / Don't you know that now you're gone / And I'm left her on my own / Then I have to follow you / And beg you to come home / You don't have to say you love me / Just be close at hand / You don't have to stay forever / I will understand / Believe me, believe me / I can't help I love you / But believe me, I'll never tie you down / Left alone with just a memory / Life seems dead and so unreal / All that's left is loneliness / There's nothing left to feel / You don't have to say you love me / Just be close at hand / You don't have to stay forever / I will understand / Believe me, believe me / Believe me, believe me / You don't have to say you love me / Just be close at hand / You don't have to stay forever / I will understand / Believe me, believe me / Believe me, believe me / (ASCAP) 2:29 - Data de gravação: 06 de junho de 1970 - Local: RCA Studio B, Nashville.

Pablo Aluísio. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Elvis Presley - The Next Step Is Love

The Next Step Is Love (Evans / Barnes) - Quando Elvis resolveu retomar o rumo de sua carreira e deixar Hollywood para trás ele procurou e...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates