Home » , » Elvis Presley - My Little Friend / Clean Up Your Own Backyard

Elvis Presley - My Little Friend / Clean Up Your Own Backyard

Outra canção que fez parte do disco "Almost In Love" foi essa balada "My Little Friend". Como a intenção desse álbum era reunir músicas aleatórias da discografia de Elvis, principalmente se elas tivessem sido mal lançadas anteriormente, a inclusão dessa canção no repertório até que não foi uma má ideia. Inicialmente esse country foi lançado como Lado B do single "Kentucky Rain", em fevereiro de 1970, mas não conseguiu obter qualquer repercussão. Não era para menos. A música em si é realmente bem fraca. Felton Jarvis até tentou melhorá-la na sala de edição, mas ainda continuou sem brilho. De forma em geral é uma música country que não desperta muito atenção, a não ser para um público bem específico (entenda-se sulistas americanos).

Outra que foi encaixada nesse disco "Almost in Love" foi a excelente "Clean Up Your Own Backyard" do filme "The Trouble With Girls" (que no Brasil recebeu o título de "Lindas Encrencas, as Garotas"). Já tive oportunidade de elogiar essa canção várias vezes aqui no site. Ela realmente tem um ótimo arranjo e a letra, nada idiota, elevou bastante a qualidade das trilhas sonoras dos filmes do cantor. Ganhou até uma cena no filme, onde Elvis surge com excelente visual, com o característico terno branco e camisa azul do figurino desse filme bem diferente. Relembrando: Elvis interpreta um gerente de um show de variedades do começo do século XX que sai de cidade em cidade com sua companhia itinerante. O roteiro foi escrito levemente inspirado na vida do Coronel Parker, o empresário do cantor, que viveu exatamente essa vida antes de conhecer Elvis e mudar sua vida para sempre. Escrita pelos ótimos Mac Davis e Billy Strange, esse blues country é certamente uma das melhores coisas da produção. Merece ser redescoberta.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Pablo, sem querer te contrariar, mas já contrariando, o arranjo dos das notas, acordes e instrumentos dessa My Litlle Friend é um dos que eu acho mais originais nas músicas do Elvis. Eu adoro!

    ResponderExcluir
  2. Como se diz no mundo do direito "Cada cabeça uma sentença!".

    E em se tratando de arte... cada um tem seu gosto pessoal.

    ResponderExcluir
  3. É Pablo: é verdade que gosto cada um tem o seu, mas, tecnicamente, se você analisar essa música focando nos detalhes que descrevi, sua "sentença" mudará sem dúvida. E o motivo disso é que My Litlle Friend começa em ré maior e em vez de ir para lá maior e depois pra sol maior, que seria a sequencia natural, ela sai de ré maior, vai pra dó maior e só depois para vai pra lá maior e volta novamente pra ré maior fazendo um sequencia antinatural e pouco comum no country, blues e rock. Com isso se cria uma dissonância linda, pra não falar no reforço do swing, o que nos dá uma sensação muito emocionante e agradável ao ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua observação Serge.
    Fica como excelente complemento ao texto.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Elvis Presley - Divórcio e Depressão

O fim do casamento com Priscilla significou também o começo de uma forte depressão para Elvis. Embora publicamente ele procurasse demonstr...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates