quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Elvis Presley - Os Primeiros Anos - Parte 2

Elvis Presley sempre foi um cara muito tímido. Em seus anos de colegial ele nunca se destacou muito no círculo social dos estudantes de sua classe. As únicas coisas que chamavam a atenção nos corredores da escola eram seus cabelos e suas roupas, que fugiam do padrão. Ele porém nunca se comportou como um rebelde sem causa ao estilo James Dean. No fundo era um estudante calado, educado e completamente na dele.

Assim quando Elvis se viu diante de um microfone nos estúdios da Sun Records ele ficou um pouco intimidado. A velha timidez apareceu mais uma vez. Elvis e seu violão foram gravados. Ele interpretou "My Happiness" de um jeito muito acanhado, com uma vozinha tímida, quase desaparecendo. A secretária da Sun que atendeu Elvis naquela tarde chegou a comentar anos depois: "Elvis foi provavelmente a pessoa mais tímida que já havia entrado na Sun até aquele momento!".

O produtor e dono da Sun Records Sam Phillips não estava no estúdio naquela tarde. Por isso a secretária Marion Keisker resolveu anotar em um pequeno bloco de notas a frase: "Elvis Presley, bom cantor de baladas, entrar em contato. Fone...". Elvis ficou surpreso ao ouvir Marion dizendo que iria passar seu nome para Sam, para quem sabe algum dia ele for chamado para um teste. Tudo era possível. Então Elvis pagou quatro dólares pela gravação e saiu com o primeiro disco de Elvis Presley da história. Um pequeno acetato com um selo tosco, batido a máquina de escrever, trazendo  apenas o nome da música e do cantor. Tudo meio mal feito, amador.

Elvis jogou o acetato no banco de seu caminhão e voltou para casa pois o expediente na companhia de energia de Memphis havia chegado ao fim. No começo Elvis pensou que Marion estava apenas sendo gentil, dizendo que iria indicar seu nome para Sam Phillips. Ela era uma dessas senhorinhas simpáticas, sempre pronta a dizer algo agradável. Elvis porém estava errado, Marion havia falado sério. Quando Sam chegou ao estúdio ela lhe disse que um rapaz muito interessante tinha aparecido na Sun naquela tarde para gravar um disquinho. Era um garoto apenas, sem banda, tocando apenas com seu violão. Um lobo solitário. Sam disse de pronto: "Ligue para ele então! Vamos fazer uma audição!". Sam vivia dizendo: "O dia que encontrar um branco que cante como um negro eu vou ficar rico!". Será que Elvis Presley era essa pessoa?

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Elvis Presley - Pablo Aluísio
    Elvis Presley - Os Primeiros Anos - Parte 2
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, eu já li, e vi em biografias do cinema, que esse retorno da tal secretária demorou quase um ano! Não foi assim? Foi no outro dia como da a entender no seu post?

    E outra coisa: em 1953 um cara entrava numa gravadora, em Memphis, gravava um disco por quatro dólares e saia com o disco de acetato pronto como se encomendasse uma pizza? É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Calma Serge, você está se adiantando... nos próximos textos eu colocarei sobre as primeiras tentativas de contato entre a Sun e Elvis. Nesse texto acima apenas escrevi que a secretária falou sobre Elvis a Sam naquele dia. Em relação a pizza: Era uma forma da Sun ganhar algum dinheiro. Na propaganda a gravadora afirmava que qualquer pessoa poderia gravar um disco e esse era mesmo confeccionado na hora, já que era cópia única.

    ResponderExcluir
  4. Ok, sobre a ligação da Sun.

    Sobre o tal disco/pizza, o que eu estou é espantado com a dificuldades técnicas de se prensar, mesmo que seja somente um, disco de acetado na hora, em 1953, e em Memphis, que não era nem um polo de tecnologia nos EUA, muito ao contrário. Ou prensar um disco é mais fácil do eu imagino?






    ResponderExcluir
  5. Adendo: sobre a ligação da Sun, o que me levou a pensar e o que o Sam pudesse ter ligado no mesmo dia é a sua seguinte frase "...um lobo solitário. Sam disse de pronto. Ligue pra ele então! Vamos fazer uma audição!"

    ResponderExcluir
  6. A Sun era uma mistura de gravadora com fábrica de discos ao estilo fundo de quintal! rsrsrs É interessante notar que o primeiro aparelho de gravação de som, inventado por Thomas Edison gravava o som automaticamente e depois reproduzia, tudo feito com rolos - ainda não existiam os discos tal como conhecemos.

    ResponderExcluir
  7. Assim falou Sam Phillips... Mas ele conseguiu entrar em contato com Elvis? Veja nos próximos textos... rsrsrs

    ResponderExcluir