quarta-feira, 22 de março de 2017

Elvis Presley - Elvis Country - Parte 4

Todo artista precisa se adaptar ao público. Elvis sabia muito bem disso e por isso nos anos 70 procurou uma nova linha de repertório para seguir. Ele iria passar toda a década fazendo shows e concertos por todos os Estados Unidos, mas em especial para seu público fiel dos estados sulistas. Bom, não é complicado entender que nesses rincões a música que prevalecia nas rádios, nas festas e no dia a dia era o bom e velho country. Então Elvis tratou de providenciar um novo lote de gravações nesse gênero musical. Um artista se adaptando ao gosto de seu público, nada mais do que isso.

"Elvis Country", o álbum, foi uma surpresa em vários aspectos. Para um cantor que vinha seguindo o estilo de Hollywood era realmente uma volta às raízes, ao country and western de seus primeiros dias, ainda na Sun Records. Claro, Elvis foi um dos grandes pioneiros do rock, mas desde o começo e mesmo em suas álbuns mais, digamos, roqueiros, sempre havia uma ou outra faixa com sabor country. Não é que Elvis estivesse pulando de paraquedas dentro do universo country de Nashville. Na verdade ele nunca deixou de fazer parte desse nicho musical. Reverenciado como um dos pais do rock americano, o fato é que Elvis dedicou bem mais espaço em sua discografia para as baladas românticas e as canções ao estilo country.

Quando o álbum foi anunciado pela RCA Victor houve quem dissesse que o disco não iria vender bem. Ele não era direcionado nem para os fãs do distante Elvis roqueiro dos anos 50 e nem tampouco para os que vinham acompanhando seu estilo Made in Hollywood dos anos 60. A capa, por si só, também chamava a atenção, trazendo um Elvis garotinho em uma das suas primeiras fotos, ao mais puro estilo sulista de Tupelo, a pequenina cidadezinha onde nasceu. Elvis também fez questão que ao lado da foto mais bem trabalhada, por uma bonita direção de arte, estivesse a fotografia original, com ele ao lado de seus pais, Vernon e Gladys. Ter a oportunidade de colocar sua querida mãe na capa de um de seus discos o encheu de orgulho e saudades.

Intitulado "Elvis Country (I'm 10,000 Years Old)", o disco foi um sucesso de vendas, mostrando que a opção de se abraçar o country de vez era muito bem-vinda por parte de seu público. A seleção musical era das melhores. Elvis selecionou o material que iria gravar e fez uma mescla de antigas canções - algumas de sua época de infância - com sucessos recentes. Ele queria homenagear seus primeiros anos, quando ouvia country nas estações de rádio de Memphis, com o melhor que Nashville vinha produzindo no momento. O disco, lançado no começo de 1971, acabou antecipando muito do caminho que Elvis iria trilhar naqueles anos.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Elvis Presley - Pablo Aluísio
    Elvis Presley - Elvis Country - Parte 1
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. O grande problema é que Elvis foi ficando Country e melódico demais nos anos seguintes, ficando bem fora da sonoridade da época. O próprio "Aloha Frow Hawaii" na minha opinião, foi um especial muito intimista de quase dar sono.

    ResponderExcluir
  3. É um ponto de vista interessante esse seu, Leonardo.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o disco ELVIS COUNTRY (I'M 10,000 YEARS OLD) com um ritmo gostoso de ouvir... Excelente disco... Mostra um Elvis totalmente maduro, com canções bem feitas... Com interpretações maravilhosas em "Tomorrow Never Comes", "Whole Lotta Shakin' Goin' On" e "Faded Love"...

    ResponderExcluir
  5. Certamente um bom disco de Elvis, porém nem todos gostam muito justamente por ser bem country. É a tal coisa, quem não gosta de country music também não gostará do álbum. É uma questão de puro gosto musical.

    ResponderExcluir
  6. JOÃO CARLOS GONÇALVES.ACHO QUE O NOME ELVIS COUNTRY DERIVA DO FATO DE QUE AS MÚSICAS SÃO ASSOCIADAS AO GÊNERO COUNTRY (EM ESPECIAL EM GRAVAÇÕES DE OUTROS ARTISTAS). QUANTO A MIM CONSIDERO AS MÚSICAS PURO E BOM ROCK AND ROLL COMO SÓ ELVIS PODIA FAZER. A PROPÓSITO, O ROCK DE HOJE TERIA MUITO A GANHAR SE SEGUISSE UM POUCO MAIS AS DIRETRIZES LANÇADAS POR ELVIS. HOJE ESTÁ TUDO MUITO CHATO E COM FOROS DE VANGUARDA. O FATO É QUE A ESQUISITICE IMPERA.

    ResponderExcluir