quinta-feira, 30 de março de 2017

Elvis Presley - RCA Studio C

Em março de 1972 Elvis foi até o estúdio C da RCA em Hollywood para gravar novas músicas. Inicialmente os planos eram de gravar material inédito para ser lançado na trilha sonora do novo filme de Elvis pela Metro chamado "Elvis on Tour". Foi programada uma semana de gravações e as expectativas do produtor Felton Jarvis eram muito boas. Porém Elvis tinha outros planos e só apareceu mesmo por três dias.

No total ele gravou poucas músicas - sete apenas - porém nos chama a atenção até hoje a qualidade das faixas e a boa receptividade que essas canções tiveram depois. Na primeira noite de trabalho Elvis gravou apenas três músicas. Os trabalhos começaram com "Separate Ways" que havia sido escolhida pelo produtor para ser o lado A do próximo single de Elvis. Por essa razão resolveram caprichar bem nos arranjos, trazendo belos solos de violão. A letra era bem significativa para Elvis naquela ocasião pois ele estava bem no meio do turbilhão de problemas causados por seu divórcio da esposa Priscilla.

Logo após vieram as não tão marcantes "For the Good Times" e "Where Do I Go from Here?". Essas ficaram um bom tempo arquivadas, sendo que a última, por exemplo, só veio a ser lançada tempos depois no disco "Elvis", também conhecido como "The Fool Album". Essa primeira noite foi considerada pouco produtiva pelo produtor Felton Jarvis pois ele tinha planos de gravar pelo menos seis, sete faixas, até o dia amanhecer, mas Elvis não parecia tão disposto.

No dia seguinte Elvis foi ainda menos produtivo. Ele só gravou duas canções. Parecia um pouco cansado das longas viagens e dos concertos sem fim. Mesmo assim puxou energia para uma das canções mais populares dos anos 70, o hit "Burning Love". Era uma velha sugestão da RCA Victor, tentando fazer Elvis gravar músicas mais embaladas, alegres, não ficando tão restrito apenas às baladas românticas e ao material country. A outra gravada nesse mesmo dia foi "Fool" que no ano seguinte se tornaria a música de trabalho do disco "Elvis".

E para finalizar essas curtas, porém extremamente bem sucedidas faixas, Elvis terminou seu trabalho no dia 29 com a gravação da imortal "Always on My Mind" seguida da também excelente "It's a Matter of Time". Fazendo um panorama em cima da seleção de repertório é impossível negar que todas essas músicas tinham algo em comum e retratavam de certa maneira o momento emocional que Elvis vinha passando em sua vida. Até parecia que o cantor queria compartilhar com todos os fãs a triste realidade de um casamento destruído, fracassado. O fim de um sonho romântico que não se concretizou.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Elvis Presley - Pablo Aluísio
    Elvis Presley - RCA Studio C
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Always on My Mind ficou mais famosa com o Elvis cantando do que com qualquer outro, como invariavelmente acontecia, porém a versão com o Willie Nelson é matadora; a divisão, a tristeza na voz, etc. são de arrepiar.

    ResponderExcluir
  3. Essa versão do Nelson é sempre lembrada, assim como a do Pet Shop Boys.

    ResponderExcluir
  4. Always on my mind mudou minha vida. Aos doze anos eu estava deitada no colo de minha madrinha, assistindo despretensiosamente Elvis e Eu, quando ouvi pela primeira vez essa canção. Pedi a ela o disco e dai tudo começou. Não sabia que da mesma sessão de gravação vieram outras músicas igualmente maravilhosas. Separate ways é uma composição de Red West. Ele compôs cada música linda. Mas tenho a impressão que não foi muito bem aproveitado. O que acha? Você deveria escrever um post sobre Red West e sobre a série de televisão da CMT Sun Records. Fica a dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua história Eunice. Realmente Elvis e seu talento musical sempre chega de uma forma ou outra nas pessoas com bom gosto. De fato muitas músicas excelentes que foram gravadas por Elvis nesse dia não foram bem aproveitadas, tendo sido lançadas de forma errada. No mais obrigado pela dica. Em breve publicarei algo sobre essa série.

    ResponderExcluir