quarta-feira, 26 de abril de 2017

Elvis Presley - From Elvis In New York - 1956

A gravadora que detém os direitos autorais de Elvis Presley muitas vezes dorme mesmo no ponto. Ideias originais, bem boladas, nem sempre são aproveitadas. Assim os lançamentos chamados bootlegs fazem a festa. Um exemplo vem com esse novo CD intitulado "From Elvis In New York - 1956". A ideia é simples, mas bem bolada, ou seja, reunir tudo o que existe em termos de gravações e registros sobre os dias que Elvis passou em Nova Iorque durante os anos 50, bem no comecinho de sua carreira.

Nessa ocasião Elvis havia sido recentemente contratado pela RCA Victor. Assim um dos seus primeiros objetivos foi ir até a grande metrópole americana para uma série de compromissos que entre outras coisas previa novas gravações nos estúdios da gravadora na cidade, aparições na TV e entrevistas nas rádios locais. O CD dessa maneira foi dividido em capítulos (intitulados "The Masters", "Elvis On TV", "Promo Recordings for RCA" e "Interviews At The Warwick Hotel"). É um panorama amplo daqueles dias bem importantes, quando Elvis deixava de ser apenas um artista regional, do interior do sul dos Estados Unidos, para começar a ser conhecido nacionalmente (e depois internacionalmente). O começo de sua trajetória de superstar da música mundial. Os produtores desse "From Elvis In New York - 1956" realçam a importância das entrevistas concedidas por Elvis no Warwick Hotel, material apontado no encarte como completamente inédito até os dias de hoje.


From Elvis In New York - 1956 (2017) 
The Masters
01. Blue Suede Shoes
02. My Baby Left Me
03. One-Sided Love Affair (including count-in)
04. So Glad You're Mine
05. I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You)
06. Tutti Frutti
07. Lawdy, Miss Clawdy (including count-in)
08. Shake, Rattle And Roll
09. Hound Dog (from the mixing desk)
10. Don't Be Cruel
11. Anyway You Want Me (That's How I Will Be)
12. Shake, Rattle And Roll (edited undubbed master)  
Elvis On TV
13. Shake Rattle and Roll / Flip Flop and Fly
14. I Want You, I Need You, I Love You
15. Hound Dog
16. Don't Be Cruel  
Promo Recordings For RCA
17. Recording of personal introductions for latest RCA Victor albums
18. RCA Radio Victrola Division Spot #1
19. RCA Radio Victrola Division Spot #2  
Interviews At The Warwick Hotel
20. Robert Carlton Brown interviews Elvis
21. 'Hy Gardner Calling' (Hy Gardner interview)

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley - Pablo Aluísio
    Elvis Presley - From Elvis in New York - 1956
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. É estranho como a história de Elvis raramente aparece ligada as grandes cidades americanas. Nova York, por exemplo, só aparece neste período da década de "50 e depois em um monumental show da ´década de "70 que, misteriosamente, não aparece sequer do grande documentário Elvis on Tour.
    Eu tenho a impressão quo o Elvis só ficou em Memphis, Las Vegas, no Havaí, e nas cidades caipiras do meio oeste americano.
    Não bastece o Elvis não ter excursionado pelo mundo, ainda tem essa.

    ResponderExcluir
  3. A sua impressão está certa. Elvis foi pouco a Nova Iorque, Los Angeles, Chicago e nas outras grandes metrópoles americanas. Ele ficou muito mais pelo interior, principalmente sul, fazendo shows em pequeninas cidades. Coisas do Tom Parker...

    ResponderExcluir