terça-feira, 20 de junho de 2017

Elvis Presley - FTD Girls, Girls, Girls

Elvis Presley - FTD Girls, Girls, Girls
Outro CD interessante, já lançado há algum tempo, é a edição especial do selo FTD trazendo a trilha sonora do filme "Girls, Girls, Girls" (Garotas, Garotas e mais Garotas, no Brasil). Como é de praxe nos CDs desse selo temos aqui o resgate do álbum original com vários takes alternativos das sessões originais de gravação. O destaque para o colecionador vinha na adição de duas músicas que tinham sido originalmente gravadas para o disco original, mas que ficaram de fora. Em minha opinião ambas, "Mama" e "Plantation Rock", deveriam ter sido lançadas sem problemas, até porque a primeira, "Mama" tinha seu espaço dentro do filme, inclusive foi usada em cena, mas sem grandes explicações por parte da RCA Victor foi simplesmente cortada do álbum de 1962.

Esse "Girls, Girls, Girls" foi um filme sessão da tarde que Mr. Presley rodou nos anos 60. Tudo que já conhecemos bem, não precisando repetir palavras ao vento. A trilha sonora também é na média do que ele fazia naquela época. Sonoridade agradável, qualidade artística mediana. Uma boa novidade é assim ouvir o CD FTD Girls, Girls, Girls que traz muitos outtakes e takes alternativos dessa sessão. É ouvir o que ficou pelo chão de edição da RCA Victor - isso resumindo tudo em poucas palavras. Uma das novidade vem da presença, pela primeira vez em disco, do medley "Dainty Little Moonbeams / Girls! Girls! Girls!". Pois é, você ouviu isso no filme, mas quando chegou a hora de ouvir a trilha oficial ficou a ver navios ou veleiros, sendo mais exato. É o momento em que Elvis dança um pouco na praia, com as garotinhas chinesas e um grupo de bailarinas de verão. Lembra bastante de "Clambake"!

Uma das coisas que me irritaram nesse CD, mesmo ele trazendo algumas preciosidades sonoras, foi o sumiço de versões alternativas da música que deu título ao filme! A impressão é que nada sobreviveu, o que é bem trágico, já que a faixa é a melhor coisa da trilha. Ao invés disso encaixaram os takes 8 e 10 de "I Don't Wanna Be Tied". Praticamente perfeita, idêntica ao disco oficial, com apenas uma diferença crucial: sumiram com a ótima introdução percussiva desse take! Qual é a razão? Nunca saberemos! Pena. É um embalo daqueles, ótimo se tivesse se mantido no LP. Infelizmente não pensaram dessa maneira e editaram a gravação original. Pelo menos o final blues foi mantido.

Outra curiosidade é a capela de Elvis e seu grupo na vocalização de "Thanks To The Rolling Sea". Nesse take você não ouve o acompanhamento instrumental, nem a banda, apenas as vozes de Elvis e cia. E não é que a coisa funciona muito bem! Para falar a verdade a música ganhou uma grandiosidade que não tinha na versão original. O único instrumento que usaram foi um solitário violão ao fundo, sendo devidamente superado pela excelente performance vocal de Elvis e seus músicos. Ficou muito bom! Quem diria... O grupo vocal The Amigos (ao estilo mexicano) também ganhou seu próprio espaço, com uma versão solo de "Mama". Então é isso. Não é um título completo, que sirva como edição definitiva dessa trilha sonora, mas serve como ótima opção para quem deseja ter algo a mais dessas sessões.

FTD Girls, Girls, Girls
Girls! Girls! Girls! / I Don't Wanna Be Tied / Where Do You Come From / I Don't Want To / We'll Be Together / A Boy Like Me, A Girl Like You / Earth Boy / Return To Sender / Because Of Love / Thanks To The Rolling Sea / Song Of The Shrimp / The Walls Have Ears / We're Coming In Loaded / Mama / Plantation Rock / Dainty Little Moonbeams - Girls! Girls! Girls! / A Boy Like Me, A Girl Like You (Takes 1, 2)  / Mama (Takes 1, 2, 3, 4) / Thanks To The Rolling Sea (Take 3)  / Where Do You Come From (Take13)  / Earth Boy (movie splice 2/4) / We'll Be Together (Takes 8, 10)  / Mama (Takes 5, 6, 7, 8) / I Don't Wanna Be Tied (Takes 10, 8) / A Boy Like Me, A Girl Like You (Takes 3, 4)  / Thanks To The Rolling Sea (Take 10)  / Plantation Rock (Take 17 & insert) / Mama (Take 9) / Mama (The Amigos) / Mama (instrumental) / Mama (album version).

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Elvis Presley - Pablo Aluísio
    FTD Girls, Girls, Girls
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. No dia em que o Elvis morreu, em 1977, a tarde eu vi esse filme na Sessão da Tarde na Globo. Eu gostava tanto do Elvis nesta época que não via um defeito sequer nos seus filme. Para mim eram todos perfeitos, tanto nas músicas como nas estórias. Eu sinto saudades de ser assim.

    ResponderExcluir
  3. O meu primeiro álbum "Girls, Girls, Girls" comprei por volta de 1985, 1986. Era vinil. Lançamento da RCA Victor. Muito bonito. Ainda mantenho a cópia até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Serge, faço de suas palavras as minhas. Sempre achei o Elvis um ótimo ator. Agora, sem o olhar deslumbrado, vejo que ele realmente era muito bom ator. Todos falam em King Creole, mas eu acho que fazer rir é mais difícil, e ele está ótimo em Tickle Me. Muito boa comédia, principalmente nas cenas do casarão. E eu amo a trilha de Girls, Girls, Girls. Uma das melhores músicas é a do camarão. Linda linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exageram bastante quando criticam Elvis como ator. É hora de reparar esses exageros.

      Excluir